Cordados

Páginas: 5 (1079 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Colégio Êxito
Filo Chordata
Natalia Panis
301
Alvorada, 2014
Sumário
1………………………………………………… Capa/folha de rosto
2………………………………………………… Sumário
3…………………………………………………. Introdução
4…………………………………………….……Principais características dos Cordados
5…………………………………………………. Subfilo Urochordata
6…………………………………………………...Subfilo Cephalochordata
7…………………………………………………... Subfilo Vertebrata ou CraniataIntrodução
Os cordados são animais cuja principal característica é a presença de notocorda (estrutura localizada entre o tubo digestivo e a medula espinal). Nos vertebrados, esta estrutura é substituída pela coluna vertebral. Existem três grupos de cordados: tunicados, vertebrados e anfioxos.
Principais características dos Cordados:
Todo cordado apresenta, pelo menos em alguma fase de sua existência:Notocorda, situada ao longo do eixo mediano dorsal do animal;
Um tubo nervoso localizado dorsalmente acima da notocorda;
Fendas situadas bilateralmente na faringe;
Cauda pós-anal, primariamente importante para a propulsão no meio aquático. Dela, apenas um vestígio – o coccix – restou nos seres humanos.
Uma classificação satisfatória dos cordados consiste em agrupá-los em três subfilos:Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata (ou Craniata). Os urocordados e os cefalocordados tambpem são conhecidos como protocordados. Os protocordados não possuem crânio, nem cartilagem, tampouco ossos.
Entre os vertebrados os mais primitivos são os que possuem boca circular e sem mandíbulas. Esses compõem os grupos dos vertebrados amandibulados ou ágnatos (do grego, a= ausência, gnathos= maxila).
Porpossuírem boca circular, também são conhecidos por ciclostomados (do grego, kúklos= círculo, stoma= boca). Os exemplares mais conhecidos atualmente são as lampreias.

Lampreia
Subfilo Urochordata
Também conhecidos como tunicados, nome que se deve ao envoltório do corpo, uma túnica espessa cuja composição química é a tunicina, substância que se assemelha a celulose.
Osrepresentantes mais conhecidos deste grupo são as ascídias, cordados marinhos que podem viver isolados ou formando colônias.

Ascídias
A larva das ascídias é livre natante. Os adultos são fixos. Na larva dos tunicados, a notocorda restringe-se à cauda.
No fundo do sifão inalante ou sifão oral, encontramos a boca do animal. É por essa estrutura que a água do mar penetra no corpo do urocordadoe logo depois é encaminhado ao estômago através do endóstilo, para em seguida ser levado ao intestino e depois ao ânus (átrio).
Esses animais apresentam sistema circulatório parcialmente aberto, com o coração localizado na parte ventral do corpo, bombeando sangue (hemolinfa) para a faringe, onde é oxigenado nas fendas branquiais e enviado para o restante do corpo.
A maioria das espécies deurocordados apresentam reprodução sexuada, sendo a maioria delas monoica, mas também pode se encontrar espécies que realizam reprodução assexuada por brotamento, originando colônias.
Subfilo Cephalochordata
Os cefalocordados estão representados por animais conhecidos como anfioxos, que compreendem cerca de trinta espécies, todas vivendo em ambiente marinho. A palavra anfioxo deriva do fato de essesanimais terem o corpo afilado em duas pontas.

Anfioxo
Possuem nadadeiras, porém distintas das encontradas nos peixes, essas são formadas apenas por dobras de pele, elas possuem reforço do tecido conjuntivo.
Por serem animais filtradores, os anfioxos filtram toda a água que atravessa suas fendas branquiais. Ao atravessar as fendas, a água cai no átrio e então é eliminadapelo atrióporo.
O sistema circulatório desses animais é formado somente por vasos responsáveis pela condução e impulsão do sangue pelo corpo. As trocas gasosas dos anfioxos são feitas através das fendas branquiais.
Os anfioxos são animais que possuem a notocorda presente durante toda a vida, servindo de apoio à sua musculatura metamerizada, que se organiza em miótomos, com forma de letra V deitada.
São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cordados
  • Cordados
  • Cordados
  • Cordados
  • Cordados
  • cordados
  • cordados
  • Cordados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!