Coopeticao Ambiente Externo1

770 palavras 4 páginas
1. Ambiente Externo

No clássico “Alice no País das Maravilhas”, publicado em 1865 pelo autor Lewis Carrol, há um trecho no qual Alice está caminhando pela floresta e chega a uma encruzilhada, onde inúmeros caminhos se apresentam. São várias trilhas, estradinhas, placas de orientação e uma menina indecisa sem saber muito bem para aonde ir. Eis que, sob uma árvore, surge o gato. Debochado, irônico e misterioso, pergunta a Alice se pode ajudá-la. Então, eles têm o seguinte diálogo:
- Eu só queria saber qual caminho tomar, pergunta Alice.
- Isto depende do lugar aonde quer ir, diz o Gato tranquilamente.
- Realmente não importa, responde Alice.
- Então não importa qual caminho tomar, afirma o Gato taxativo.
A moral e a contribuição deste singelo bate-papo para este projeto é a seguinte interpretação: “quando a gente não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”.
De acordo com Graça e Kasnar (2002), é fundamental montar, desenvolver e cumprir um Plano Estratégico de longo prazo, assim como atuar com Planos de Ação Imediata; focar na Missão, objetivos e metas; montar uma infraestrutura moderna, que [...] assegure retornos previamente calculados e considerados como uma taxa mínima de rentabilidade; e identificar a demanda dos públicos para oferecer o que lhes interessa em prazos curtos e a preços acessíveis (GRAÇA e KAZSNAR, 2002, p.123-124).
A análise do ambiente externo busca compreender as oportunidades e ameaças que a organização esta inserida. A partir dessa analise, ficam mais fácil e segura a tomada de decisão e concentração de esforços em torno da missão objetivo e metas da Organização.
A análise não é simples, por se tratar de inúmeras variáveis em um mercado cada vez mais globalizado e dinâmico. A importância dessas variáveis varia de acordo com o setor e mercado que se insere. Dentre elas, estão fornecedores, concorrentes, intermediários, clientes, variáveis culturais, tecnológicas, econômicas, sociais, ambientais , politicas e legais.
Samuel C.

Relacionados