CONTROLES INTERNOS

Páginas: 6 (1330 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2013
ANHANGUERA - SÃO JOSE DOS CAMPOS

Controles internos
De acordo com a FASB (Financial Accounting Standards Board), controle interno consiste num conjunto de políticas e procedimentos que são desenvolvidos e operacionalizados para garantir razoável certeza acerca da confiança que pode ser depositada nas demonstrações financeiras e nos seus processos correlatos, bem como na correta apresentaçãodaquelas demonstrações financeiras, garantindo que foram preparadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos e que incluem políticas e procedimentos de manutenção dos registros contábeis, aprovações em níveis adequados e salvaguarda de ativos.
Segundo o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) os controles internos asseguram o atingimento dosobjetivos, de maneira correta e tempestiva, com a mínima utilização de recursos. De acordo.

O Comité de Procedimentos de Auditoria do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados afirma que o significado de Controlo Interno é: "O Controle Interno compreende o plano de organização e todos os métodos e medidas adoptadas na empresa para salvaguardar seus activos, verificar a exactidão efidelidade dos dados contabilísticos, desenvolver a eficiência nas operações e estimular o seguimento das políticas executivas prescritas."
 
A Instrução Normativa do Departamento de Tesouro Brasileiro, conceitua Controlo Interno como sendo: "O conjunto de actividades, planos, métodos e procedimentos interligados utilizado com vistas a assegurar que o objectivo dos órgãos e entidades daadministração pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objectivos fixados pelo Poder Público."
 ...
 
A INTERPRETAÇÃO DO CONCEITO DE CONTROLE INTERNO Pela sua amplitude, o conceito de Controle Interno, para ser compreendido correctamente, deve ser examinado quanto ao seu real significado. Vamos efectuar a análise,observando os vários factores que compõem o conceito:
 
a) Políticas - compreendem o conjunto de declarações de carácter administrativo a respeito das intenções da organização em relação a um determinado tema. Podem ser conceituadas como "guias de raciocínio" planejadas para a tomada de decisões em níveis inferiores, decisões estas aplicáveis a situações repetitivas, tendo em vista canalizar asdecisões para os objectivos estabelecidos.

É possível a identificação de dois níveis distintos de preocupação em termos do estabelecimento de políticas: Políticas globais, que afectam todo o comportamento da organização (políticas estratégicas) Políticas operacionais, que tem uma menor faixa de influência e que muitas vezes, aparecem como verdadeiras "regras de trabalho".
 
b) Objectivos -devem ser entendidos como seus planos e declarações estratégicas no amplo sentido. O estabelecimento de objectivos precede sempre a escolha das metas e selecção, desenho, implementação e manutenção dos sistemas que têm como finalidade a segurança na consecução dos objectivos.
 
c) Metas - são alvos específicos, quantificados, dentro de sistemas específicos e podem também ser denominados comometas operacionais, padrões operacionais, nível de desempenho ou resultados esperados. Devem ser identificadas em cada sistema, claramente definidas, mensuráveis, com adequado grau de realismo e consistentes com os objectivos estratégicos. Os riscos de sua não realização devem ser também explicitamente reconhecidos.
 
d) Plano de organização - é o modo pelo qual se organiza um sistema. A estruturaorganizacional necessita corresponder a uma divisão de trabalho, adequada e balanceada, de trabalho, de forma que sejam estabelecidas as relações de autoridade e responsabilidade entre os vários níveis, pelas parcelas de trabalho exigidas para a consecução dos objectivos da empresa, e de maneira que sejam definidas, claramente, as responsabilidades e autoridades dos diversos níveis. Representa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controles internos
  • controles internos
  • Controles internos
  • Controles Internos
  • controles internos
  • Controles Internos
  • Controles internos
  • Controles internos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!