Controle e altomção 2

2968 palavras 12 páginas
Controle e Automação 2
1- Elementos de Ordem: São os dispositivos que permitem que o operador especifique um parâmetro ou comande as operações do processo. São geralmente: chaves e botoeiras. Elemento Controlador: É o responsável por executar todo o processamento de informações e controlar a ações executadas. Para tanto, recebe sinais em suas entradas (provenientes de elementos de ordem ou de sensores) e geram sinais de controle em suas saídas que controlarão os atuadores. Podem ser empregados como elementos controladores: CLPs, computadores, painéis de relés, placas eletrônicas, etc. Elementos Atuadores: São dispositivos que modificam uma variável controlada, os responsáveis por realizar a transformação de energia elétrica em outro tipo de energia que realize trabalho mecânico. Os elementos atuadores são controlados pelo elemento controlador e podem ser: motores elétricos, válvulas, lâmpadas, indicadores sonoros, atuadores pneumáticos e hidráulicos, etc.
Elementos Sensores: Dispositivos sensíveis a alguma forma de energia do ambiente
(luminoso, térmica, cinética, etc) relacionando informações sobre uma grandeza que precisa ser medida, como: temperatura, pressão, vazão, velocidade, posição, aceleração, etc. Os elementos sensores enviam informações inerentes ao processo e ao meio ao controlador. Os sistemas que se utilizam de elementos sensores são chamados de Sistemas em Malha Fechada enquanto os que não utilizam esses elementos são chamados Sistemas em Malha Aberta.
2- Níveis da Pirâmide:
Nível 1: Dispositivos de Campo: Sensores e
Atuadores(Sensores digitais e analógicos). É o que chamamos de chão-de-fábrica onde estão as máquinas , dispositivos e componentes.
Nível 2: Controle:CLP, PC, CNC, SDCD Nível onde se encontram os equipamentos que executam o controle das atividades do nível 1 e alguns supervisórios locais.
Nível 3: Supervisão PC, IHM. Permite o controle do processo produtivo da planta, constituída por bancos de dados com

Relacionados