Controle de ruído em ar comprimido

1448 palavras 6 páginas
XVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica - 17 a 21/08/2009 - Florianópolis – SC
Paper CREEM2009-CAXX

CONTROLE DE RUIDO EM AR COMRPIMIDO
Júlia Bertelli Duarte, Marlipe Garcia Fagundes Neto, Ricardo Humberto de Oliveira Filho, Marcus
Antonio Viana Duarte
UFU, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Mecânica
Campus Santa Mônica - Bairro Santa Mônica - CEP 38400-902 – Uberlândia – Minas Gerais
E-mail para correspondência: juliabduarte@gmail.com

Introdução
Sistemas pneumáticos são de grande utilidade nas indústrias, principalmente quando se necessita de esforços moderados a grandes velocidades, ambientes limpos, ou quando o ambiente é inflamável ou hostil.
Diversos trabalhos têm como objeto de estudo o a utilização do ar comprimido, analisando a sua propagação em tubulações e o ruído gerado em sua descarga. Observa-se que em industrias é normal a utilização de ar comprimido para limpeza de peças e estas operações são sempre muito ruidosas (de 95 a 105 dB(A) a um metro de distância). Por outro lado, encontram-se poucos estudos sobre ruído gerado pelos mesmos.
A Metodologia de Superfície de Resposta – RSM – é uma técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais que foi introduzida por G. E. P. Box nos anos 1950, e que desde então tem sido usada com grande sucesso na modelagem de diversos processos industriais (Barros Neto et. al., 2001). É composta por planejamento e análise de experimentos, que procura relacionar respostas com os níveis de fatores quantitativos que afetam essas respostas (Box e Draper, 1987).
O objetivo deste trabalho é analisar, utilizando RSM, a influência de dois parâmetros (número de furos e distância em relação a uma barreira) no ruído gerado por um escape de ar comprimido.
Metodologia
Este trabalho consiste em avaliar a influência dos parâmetros número de furos e distância entre o tubo e uma barreira no ruído gerado por vazamentos de ar comprimido.
A metodologia ,então,

Relacionados