controle antecipativo

Páginas: 5 (1234 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Caso não consiga visualizar este Newsletter, clique aqui
SMAR Didática
Quebrando o muro que separa a empresa da escola
Luciano Botto
Gerente de Produto - Interface com Instituições de Ensino
lucianobotto@smar.com.br
 
César Cassiolato
Diretor de Marketing, Qualidade , Assistência Técnica e Instalações Industriais 
cesarcass@smar.com.br

Introdução
No mercado de automação industrialde hoje, existem diversas tecnologias de comunicação e protocolos para otimização do controle de processos em plantas industriais. Torna-se necessário manter um processo contínuo de capacitação e treinamento dos operadores de processo, e também facilitar o aprendizado de novos profissionais em uma área que constantemente apresenta melhorias e novidades tecnológicas para aumentar a produtividade e aconfiabilidade dos sistemas de automação industrial.
Pensando neste cenário, a SMAR observou a importância para a formação de técnicos e engenheiros, de estar o mais próximo possível de uma planta industrial real, podendo executar processos de controle e supervisão em um sistema compacto e ao mesmo tempo fiel a realidade da automação industrial.
Hoje, a SMAR é a maior fornecedora de PlantasDidáticas e Kits Didáticos para automação industrial e instrumentação da América Latina, atendendo escolas técnicas, faculdades, universidades e indústrias de maneira geral.
A Planta Didática SMAR
A Planta Didática é projetada e fabricada com instrumentos e controladores desenvolvidos pela própria SMAR, que compreendem as tecnologias Foundation Fieldbus, HART e Profibus. Entre os instrumentosutilizados estão transmissores de pressão, de temperatura e posicionadores de válvulas. A SMAR detém o conhecimento pleno da aplicação e configuração dos instrumentos.
A Planta Didática consegue demonstrar didaticamente a operação de diversas malhas de controle utilizando as mesmas ferramentas de configuração em software desenvolvidas para aplicação em controle industrial, e permite ao usuário atuarnos registros modificando valores internos dos equipamentos e nos modos operacionais das malhas de controle, podendo ser monitorada e operada de uma ou várias estações. Ela simula processos tais como medição de temperatura, vazão e nível, podendo executar os seguintes controles, entre outros:
 
Controle Antecipativo
Estratégias de controle antecipativo permitem determinar o melhor valor de umavariável manipulada, baseando-se em valores atuais de variáveis monitoradas.
Um exemplo deste tipo de estratégia é controlar a variável temperatura do tanque de aquecimento da Planta Didática. Para isso, utilizamos a “antecipação” da variável vazão como valor desejado do controle da temperatura. O sistema supervisório da planta inibe ou libera a modulação da válvula de controle, iniciando oaquecimento da água do tanque e controlando a temperatura.

 
Controle em Cascata
O controle em cascata é uma das estratégias mais aplicadas em plantas industriais. Este tipo de controle utiliza duas variáveis controladas para atuar em uma única variável. Considere, por exemplo, o controle da temperatura da água em um tanque de mistura, que recebe água quente do tanque de aquecimento e água fria quedeve ser aquecida. Válvulas na saída desse tanque permitem uma maior ou menor retirada da água para manter a temperatura da água no tanque de mistura respondendo às variações de temperatura da água aquecida em função do aumento ou diminuição da vazão de água fria.
A malha de vazão de água fria recebe como ponto desejado a saída do controle de temperatura do tanque de mistura, provocando assim aação da válvula de água fria quando a temperatura for diferente da solicitada, e gerando alarmes que são enviados para o CLP.

 
Controle Manual
Considere o caso em que um operador deve manter a temperatura da água quente em um determinado valor. O operador observa a indicação da temperatura e com base neste valor, aciona o fechamento ou abertura da válvula de controle de vapor, para que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • controle antecipativo
  • Implementação do controle antecipativo de consistência na máquina de papel 7 da klabin s.a.
  • Controle
  • Controle
  • controle
  • controle
  • CONTROLE
  • Controle

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!