controladoria

Páginas: 13 (3095 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Capitulo 1 – A Controladoria como ciência
De acordo com alguns conceitos de Controladoria como ciência, vemos que esta pode ser tida como uma evolução da Contabilidade, ou até mesmo como uma expansão no campo de atuação dessa ciência. Cabe, assim, a Controladoria a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da Ciência Contábil na empresa. De acordo com asescolas de pensamento contábil, a italiana e a americana, são as que mais se aproximam do conceito atual de contabilidade, onde a primeira enfoca o controle estático e dinâmico do patrimônio, e a segunda o processo de comunicação de informação econômica, o que aproxima ainda mais os conceitos de Contabilidade e Controladoria, já que explicita o mesmo campo de atuação e o estudo dos mesmosfenômenos.
Uma ciência só existe pela sua teoria, e na Ciência Contábil as raízes dessa, é a teoria da decisão, que é parcialmente descritiva e normativa, e estabelece padrões, através da construção de modelos que facilitam a aplicação do método cientifico, para a tomada de melhores ou ótimas decisões, a teoria da mensuração, que determina, por meio de decisões particulares, o objeto ou evento e o tempoda mensuração desses, para controlar e avaliar os resultados das atividades envolvidas no alcance das metas da empresa, e a teoria da informação, que se concentra no custo da produção da informação e no valor do beneficio gerado pela sua utilização. A Controladoria como evolução da Contabilidade tem as seguintes características: objeto próprio, métodos racionais, relaciona os elementospatrimoniais, evolução constante, regido por leis e normas e princípios, são gerais e tem caráter preditivo, relaciona-se com outros ramos científicos, constroem a lógica do pensamento, e tem caráter de certeza. A Informação contábil modela a informação contábil para o uso gerencial, e caracteriza-se pela mensuração contábil, beneficio maior que o custo, compreensibilidade, utilidade, relevância econfiabilidade e consistência, e sua estrutura é baseada no uso de banco de dados e do conceito de multidimensionalidade dentro da metodologia contábil.
Alguns autores demonstraram a evolução da contabilidade, como: contabilidade do proprietário, financeira, gerencial, e de responsabilidade social. Contudo, dentre as diferenças entre a contabilidade financeira e gerencial, destacam-se: o objetivo, osusuários, as restrições, as características e as perspectivas dos relatórios.

Capitulo 2 – O Sistema Empresa com o Objetivo da Eficácia
A empresa interage com a sociedade, assim sua missão é otimizar a satisfação das necessidades humanas, o que ressalta as pressões a que é submetida, e a faz ter como obrigação devolver a sociedade os produtos com valor superior os custos, já que esses recursosexaurem o meio ambiente.
Dentro do sistema, os conceitos de eficácia e eficiência se misturam, mas diferem já que a eficácia relaciona-se com o objetivo da empresa e a eficiência com o uso dos recursos, e seu grau varia de acordo com a geração de melhores resultados dos seus fins. Seus entrelaces surgem que para ser eficaz junto a sociedade deve ser eficiente no uso dos recursos. Dentre os critériosde eficácia estão: a continuidade, a capacidade de produzir conforme exigências dos clientes, a eficiência, a aceitação social dos envolvidos no processo sistêmico, a adaptabilidade, e os investimentos para desenvolvimento. A eficácia também prove da responsabilidade social, que geralmente é estabelecida pelas regras governamentais que ligam os objetivos sociais e de eficiência econômica, queviabiliza o lucro.
O Sistema Empresa é dividido em partes, que formam os subsistemas, que são: Institucional (a matriz dos subsistemas e define a missão e as convicções da empresa, de modo a administrar para adicionar valor à empresa), de Gestão (onde as decisões são tomadas, compreende um conjunto de procedimentos e diretrizes), Formal (a estrutura administrativa da empresa, de autoridades e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controladoria
  • controladoria
  • CONTROLADORIA
  • Controladoria
  • Controladoria
  • Controladoria
  • Controladoria
  • Controladoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!