contracultura

Páginas: 2 (366 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Eras Geológicas

Através de pesquisas das rochas e dos fósseis, cientistas estimam que a Terra tenha aproximadamente 4 bilhões de anos durante todo esse período ela passou por grandestransformações, processo classificado como eras geológicas.
- eras geológicas correspondem a grandes intervalos de tempo, divididos em períodos.
A alternância das eras geológicas foi estabelecida através dealterações significativas na crosta terrestre, sendo, portanto, classificadas em cinco eras geológicas distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.
Era Arqueozóica:
Ogrande começo, há quatro bilhões de anos atrás. Foi nessa era que se iniciou a formação da crosta de Terra. Surgiram, também, as mais velhas formações do relevo terrestre, com o aparecimento das rochasmagmáticas e dos chamados escudos cristalinos.


Era Proterozóica:
Acredita-se que essa era tenha tido seu início há cerca de 2,5 milhões de anos atrás. Foi o período em que as atividades vulcânicasse intensificaram, originando os depósitos de materiais como ouro, ferro e manganês.
Um fato muito importante dessa era foi o surgimento de espécies avançadas de seres unicelulares.

EraPaleozóica:
Com seu início estimado em cerca de 550 milhões a 250 milhões de anos atrás, a Era Paleozóica constituiu um período de grandes transformações na Terra. Nela, surgiram montanhas, rochas e florestas,além de espécies animais como os primeiros insetos e répteis.


Era Mesozóica:
Estima-se que essa era teve seu início há cerca de 250 milhões de anos atrás. Suas características mais marcantesforam as sedimentações de partes do fundo oceânico (fato que originou as jazidas petrolíferas que encontramos hoje), o surgimento de mamíferos, a evolução da flora e o surgimento dos dinossauros.

EraCenozóica:
Até então, a última das chamadas eras geológicas. Esse período foi dividido em suas etapas, chamadas, respectivamente, de Período Terciário e Período Quaternário.
No período chamado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contracultura
  • Contracultura
  • Contracultura
  • Contracultura
  • Contracultura
  • CONTRACULTURA
  • A Contracultura
  • Contracultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!