Resumo Gilberto Freyre - Homens, Engenharias e Rumos Sociais

Páginas: 8 (1753 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014



Homens, Engenharias e Rumos Sociais, Gilberto Freyre. 1987

Redação 001



Engenharia de acordo com Freyre pode ser definida como “a arte de aplicar conhecimentos científicos ou empíricos à criação de estruturas a serviço do homem” (Freyre, 1987 p.23). O engenheiro tem a função de conhecer e utilizar os recursos humanos ou naturais e transformá-los de modos que se tornem funcionaispara suprirem as necessidades da sociedade. Contudo, não apenas a criação em si ou aplicação dos conhecimentos científicos (a engenharia física) deve ser preocupação destes intelectuais. As interações existentes entre os indivíduos humanos com a sociedade, a natureza, a economia, com o mundo todo que o cerca também devem ser consideradas em projetos de introdução de novos engenhos na sociedade,pois quaisquer mudanças que sejam inseridas no cotidiano do homem poderão resultar em mudanças profundas na vida dos indivíduos e até mesmo no ambiente social em questão. É a partir dessa necessidade de se atentar para esses critérios humanos e sociais que foram surgindo os conceitos de engenharia humana e engenharia social complementando a engenharia física.
Gilberto Freyre, por meio de sua obraHumanidades, Engenharias e Rumos Sociais, parte da definição clássica de engenharia para chamar a atenção para seus impactos na sociedade e subdividi-la em três engenharias: Física, Humana e Social.
A engenharia física pode ser considerada como a mais evidente. Ela se manifesta “em quase todas as construções, a serviço essencial e imediato dos homens” (FREYRE, 2010; p.25). A humana trata das“relações técnicas ao mesmo tempo que antropométricas, dos homens com tais coisas” (FREYRE, 2010; p.25). E a social as “inter-relações de ordem social entre homens uns com os outros [...] dentro de uma sociedade humana” (FREYRE, 2010; p.25). São elas os bens imediatos do homem, e que o senso comum tende a somente vê-la e chama-la de engenho, como prédios, pontes, veículos, etc.
Freyre teve a necessidadede separar a engenharia em três pelo fato de que a construção do conhecimento provida pela engenharia vai muito mais além do que a simples construção física, material. Ele diz que a engenharia humana necessita de “informar sobre as relações socioantropológicas entre homens e equipamentos técnicos de uso” (FREYRE, 2010; p.37), enquanto a engenharia social é, basicamente, “a própria extensão ouaplicação da ciência social no trato de problemas [...] humanos susceptíveis de serem resolvidos por formas de contato de efeitos ou alcances sociais” (FREYRE, 2010; p.37).
A engenharia humana, dentre as várias descrições dada por Gilberto Freyre, sucintamente, seria aquela que tem a função de se preocupar em adequar os equipamentos e os espaços aos usuários a fim de que estes sejam úteis, maiseficientes, e ajustadas de tal forma as necessidades do individuo de forma que possam tornar melhor a vida. Exemplos de aplicações da engenharia humana seria o cuidado com a ergonomia dos usuários, a biomecânica e os efeitos psicológicos prováveis naqueles.
A engenharia social já possui um cunho imaterial. Nesse ramo os engenheiros sociais aplicam o conceito de engenharia tal como descrito acima para“à criação e ao aperfeiçoamento de estruturas sociais; ou de formas de convivência social: inclusive política ou econômica. ” (Freyre, 1987 p.23). A construção de uma nova capital para o Brasil em 1960 justamente na região do Centro-Oeste não foi por acaso ou apenas uma questão militar, mas sim um exemplo de aplicação da Engenharia social no Brasil. Naquele período tal região era muito poucopovoada e a concentração populacional se dava predominantemente na região costeira. Havia a necessidade de se povoar tal região e agregar mais o interior ao restante do país. Alterou-se a estrutura e localização espacial da população.
A engenharia social tende evidenciar a problemática ao invés de solucioná-la. Interessa-se mais com “a criação de novas formas e de novos estilos de convivência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Gilberto Freyre: Homens, engenharias e rumos sociais.
  • Gilberto freyre
  • Resumo Homens, Engenharias e Rumos Sociais
  • Homens, engenharias e rumos sociais
  • Homens engenharias e rumos sociais
  • Homens, Engenharias e Rumos Sociais
  • Homens, engenharias e rumos sociais
  • Resumo Engenharia e Rumos Sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!