Contexto Social

Páginas: 45 (11015 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
INTRODUÇÃO
No decorrer dos anos tem se observado a crescente alta no consumo da Classe C, com isso aprofundamos nossas pesquisas em entender a partir de que momento se houve esse crescimento e suas principais causas.
Para entendermos melhor tivemos que retornar na história desde 1929, onde a “Grande Depressão” fez com que o Brasil perdesse seu posto de exportador agrícola dando espaço para asIndústrias.
Começamos o aumento do consumo durante o Governo de Itamar, quando foi lançado o Plano Real, à partir desse momento observa-se o aumento do poder de compra do brasileiro. Por fim a classe C se consagra a grande consumidora a partir do governo Lula, mostrando seus principais produtos consumidos, claro que há o lado oposto do consumo exagerado, o endividamento, este foi conquistadodepois da facilidade de crédito disponibilizada para a sociedade.
Antes a classe C não tinha facilidade mais flexível de crédito, isto, aconteceu de forma inesperada, e o governo não a preparou para usar este novo recurso financeiro. O mesmo se tornou descontrolado e muitas vezes irracional.
O Instituto Akatu preocupado com ações de consumo consciente desenvolveu trabalhos que educam a sociedade arefletir sobre o consumo antes de efetuar a compra, como consumir sem afetar a renda familiar e nem o ambiente em que vivem de forma desastrosa.
Por isso temos a necessidade de desenvolver o Consumo Consciente que tem como objetivo consumir sem se prejudicar ou prejudicar os outros.




APRESENTAÇÃO
CLIENTE
Akatu
HISTÓRICO/RAMO DE ATIVIDADE
Surgiu no ano 2000, com a visão de que oconsumidor é um grande agente indutor da Responsabilidade Social.
Fase 1: Mostrar ao consumidor o poder que ele tem sobre as empresas e que, através de seus atos de consumo, tem poder para transformar a sociedade. Com isso em 2002 surgiu a Cartilha “Sou + Nós”, folheto que apresentava ao consumidor o poder de transformador ao modificar seus hábitos de consumo.
Fase 2: Em 2003 surgiu o Teste doConsumidor Consciente (TCC) , questionário com 13 perguntas que permite classificar o grau de consciência do consumidor.
Fase 3: O consumidor precisava entender que tinha um grande peso sobre o processo de construção da sustentabilidade e com a necessidade de estruturar os conteúdos de forma organizada o Akatu provocou o surgimento das pedagogias. Em 2004, o Akatu ganhou força na mídia, ao lado dacapacitação para o consumo consciente de voluntários, professores e líderes formadores de opinião.
Fase 4: Em 2006, mostrou que 13% da população conhecia o Akatu. As atividades de capacitação realizada pelo Instituto em 2007 atingiram um público direto de mais de 50 mil pessoas, e indireto de mais de 500 mil. Atividades de comunicação ocuparam um espaço na mídia com um volume equivalente à cerca de33 milhões de reais. Assim, o Akatu passa a buscar iniciativas de grande impacto social por meio de eventos, tais como: exposições e concursos que consigam atingir um grande número de consumidores de forma rápida e objetiva.
Serviços: O Instituto Akatu, fornece serviços de acordo com as categorias de apoiadores, que se diferem pelo investimento feito e seus benefícios consecutivamente.
TEMA“Facilidade de crédito o bem maior da Classe C.”
JUSTIFICATIVA
Optamos por trabalhar este tema devido do crescimento da inadimplência na nova classe média brasileira, o poder aquisitivo desta classe aumentou de forma rápida, porém, esta classe não foi educada em como usar esse crédito;
Como o Akatu faz ações e campanhas para incentivar o consumo consciente.este tema será bem desenvolvido pela ONG.PROBLEMA
O crédito da nova classe média aumentou, será que ela sabe como usa-lo de forma consciente?
HIPÓTESES
Fazer campanhas e ações que eduquem essa classe a adotar comportamento consciente diante da facilidade de crédito que lhe foi dada;
Criar uma cartilha educativa para dar dicas para a classe C de como usar de forma consciente o cartão de crédito;
Educar crianças ainda na escola...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contexto social
  • simbolismo contexto social e contexto politico
  • Ressocialização da criança no contexto social
  • serviço social no contexto urbano
  • as categorias no contexto do serviço social
  • A INCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO DA BIOÉTICA
  • Sociologia violencia no contexto social
  • O serviço social e o contexto desenvolvimentista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!