ConteudoBacteriasAluno

1668 palavras 7 páginas
Bactérias – Reino Monera
As bactérias (do grego bakteria: 'bastão') são encontrados em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos.

Exemplos da importância das bactérias:

na decomposição de matéria orgânica morta. Esse processo é efetuado tanto aeróbia, quanto anaerobiamente; agentes que provocam doença no homem; em processos industriais, como por exemplo, os lactobacilos, utilizados na indústria de transformação do leite em coalhada; no ciclo do nitrogênio, em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrogênio atmosférico possa ser utilizado pelas plantas; em Engenharia Genética e Biotecnologia para a síntese de várias substâncias, entre elas a insulina e o hormônio de crescimento.

Caracteristicas Gerais:

Pertence ao Reino Monera: Bactérias e cianobactérias (algas azuis);
Procariontes: Que não possuem membrana nuclear, a carioteca, dividindo seu material genético;
Unicelulares (formada por 1 única célula)
Anaeróbicas (fermentação/sem oxigênio);
Aeróbicas (respiração celular/com oxigênio);
Formas isoladas ou coloniais;
Organização simples;
Autotróficas: produzem seu próprio alimento através da fotossíntese: não existe presença de cloroplasto. Nessa fotossíntese não se usa água usa-se então Co2, luz do sol e produz matéria orgânica mais simples e liberação de enxofre e formação de água, geralmente não ocorre produção de oxigênio. Quimiossíntese: é uma espécie de fotossíntese sem necessidade da presença de luz, a energia utilizada é a de algum composto inorgânico, onde se obtém energia provida da ligação do composto que reagira com oxigênio.
Heterotróficas:
Saprofítica: obtém alimento de seres em decomposição, as chamadas por isso, decompositoras, fazem reciclagem dos compostos orgânicos. Parasita: obtêm alimento de uma forma que prejudica o indivíduo onde se

Relacionados