Conterr Neos Velhos De Guerra

313 palavras 2 páginas
Conterrâneos Velhos de Guerra.

"Conterrâneos Velhos de Guerra" é um filme corajoso, trata da construção de Brasília do ponto de vista dos trabalhadores e procura desenredar o fio da memória paraque ele não nos leve ao esquecimento. É preciso lembrar o que foi sufocado, apagado e esquecido para que futuras gerações possam aflorar novas memórias dos subterrâneos da invenção do poder.
Era umanoite de domingo de carnaval, mas não era dia de descanso, pelo contrário, o trabalho ali não parava. O ano 1969 há exatos 50 anos. O lugar: Brasília, ou melhor, a construção da cidade moderna.Brasília era um imenso canteiro de obras, quase 100 mil trabalhadores com suas famílias tocavam a obra para a data marcada para a inauguração: 21 de abril de 1960. O fato, ocorrido no dormitório de uma dasgrandes construtoras de Brasília, a Pacheco Fernandes, até hoje é envolto em névoas. Cansados de engolir uma comida de péssima qualidade, os candangos se manifestaram e foram reprimidos a bala pelaGuarda Especial de Brasília (GEB) dentro de seus alojamentos, enquanto muitos dormiam. A imprensa, na época, foi impedida de comentar, somente um pequeno jornal mineiro publicou uma matéria denunciandoa chacina e relatando o descaso e as condições sub-humanas as quais os verdadeiros construtores da futura capital estavam submetidos. Até hoje não se sabe o número de mortos, alguns dos candangos queforam testemunhas e sobreviventes da chacina falam em centenas de homens, caminhões de corpos enterrados em vala comum. Vladimir Carvalho, cineasta paraibano que dedica sua vida realizandodocumentários sobre o Brasil, foi um dos poucos mexer esse assunto não grato.
Como no ocorrido dos anos 60, o governo brasileiro continua reprimindo trabalhadores assalariados e também toda população, masesconder para eles não é mais possível, a saída é camuflar suas ações impostas no governo, usando métodos que “agradem” as pessoas atingidas. Num país onde a necessidade de comida e moradia é extrema.

Relacionados