Container

Páginas: 5 (1047 palavras) Publicado: 24 de junho de 2014
INTRODUÇÃO
Normalmente pensamos em logística como o gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de aquisição até o seu ponto de consumo, porém, também Há o caminho inverso, um fluxo logístico que vai do ponto de consumo até o ponto de origem, e que precisa ser gerenciado. Este ponto é a famosa Logística Reversa.
Iremos Tratar de uma área da logística reversa que está constantemente ligadaao fluxo de mercadorias mundiais e que, por consequência do porto, está bem próxima de nós; Trata-se da Reutilização de Contêineres e a sua Aplicação na Construção Civil.
Estima-se que 90% do movimento de mercadorias no mundo utilizam contêineres como forma de transporte, no entanto, após determinado tempo de uso, eles se tornam inutilizáveis gerando um cemitério de contêineres abandonados,pois, mandar o contêiner de volta gera custos consideráveis, por isso, na visão do empreendedor, compensam mais o seu descarte e a compra de novos na Ásia.
Com a atual discussão sobre meio ambiente, os contêineres vieram como uma opção perfeita de construção alternativa que é benéfica ao homem e à natureza, aliados a uma arquitetura moderna e criativa; Alguns dos benefícios são: Reutilização demateriais para estrutura de casas, economia na fundação e redução no uso de materiais, uso de lã de PET, isolante térmico feito à base de garrafas PET, entre outras vantagens. No Brasil, aproveitar contêineres para a construção de casas ainda não é comum, no entanto, a procura pelo material nos últimos dois anos fez o preço dos contêineres reciclados subir de R$ 3 mil para R$ 6 mil.

JUSTIFICATIVADevido a essa percepção das falhas no descarte de contêineres e a pesquisa de sua reutilização em alguns países na construção de casas populares e ecologicamente corretas, decidimos ir fundo ao assunto e analisar onde poderíamos inserir esse tema em nossa região, com isso, tendo o porto de Santos como base e, com pesquisas sobre as moradias na nossa região, notamos à necessidade de melhorias nasmoradias populares e o melhor aproveitamento dos contêineres que aqui são descartados, com isso, decidimos unir ambos os assuntos a fim de prover melhorias a nossa região.
Hoje o mundo em que vivemos necessita de uma atenção, e o foco de várias empresas no mundo tem se voltado para a preservação do meio ambiente, por essa causa, a possibilidade do retorno desse material a sociedade, evitando queeles possam poluir ou contaminar o meio ambiente (solo, rios, mares, florestas, etc.) permite economia nos processos produtivos, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas.
Esse tipo de construção também pode atender a demanda por construções de baixo custo, com rapidez de execução - de no máximo três semanas - e pode ser uma opção emcaso de catástrofes naturais, servindo de alojamentos temporários para grandes populações, mostrando a versatilidade da proposta.
OBJETIVOS
Temos como objetivos da pesquisa analisar e descrever o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de containers no meio ambiente, e elaborar um modelo de descarte onde eles possam ser incorporados ao sistema de habitação popular e comercial,gerando a integração com o meio ambiente e proporcionando um modelo mais econômico e rápido na construção das moradias e comércios em geral.

METODOLOGIA
A metodologia empregada no trabalho será de pesquisas de campo, onde o foco será voltado ao porto de Santos, zonas de moradias populares – principalmente áreas de risco – e locais de comercio e empreendedorismo que possam estar adequando-se para autilização desse material em sua construção; Utilizaremos em sua maior parte de sites e livros relacionados ao assunto.
CRONOGRAMA
Janeiro: Apresentação do componente curricular/ Apresentação do cronograma de atividades do componente curricular
Fevereiro: Definição da estrutura do trabalho/ Setor produtivo (micro e macro regiões). Avanços tecnológicos, ciclo de vida do setor e demandas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Containers
  • Containers
  • Containers
  • Containers
  • Container
  • Container
  • container
  • Container

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!