contabilidade

Páginas: 10 (2337 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
CAMPUS AVANÇADO DE PATÚ - CAP
NÚCLEO AVANÇADO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SÃO MIGUEL-NAES
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PERÍODO: 4º
DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERMEDIARIA II
PROFESSOR: WYLKER PRESTON










TRABALHOAVALIATIVO













SÃO MIGUEL\ RN
AGOSTO 20014
SAMUEL BEZERRA DA SILVA













TRABALHO AVALIATIVO














SÃO MIGUEL\RN
AGOSTO 2014



INTRODUÇÃO

O referido trabalho tratara as seguintes formas societárias; associações, sindicato, partidos políticos e fundações. O mesmo demostrara as maneiras de constituição, quadro societário,finalidade econômica, tempo de duração, particularidade de cada um dos tipos citados acima.

Associações: Lei 10406 de 10 de janeiro de 2002, Novo Código Civil

1.1 Constituição

As associações são criadas por meio de atas de constituição, documento gerado quando um grupo de pessoas com a finalidade proposta, reúne na condição de associados, denominada “assembleia geral”, cria a referidaentidade, atribui-lhe uma denominação, endereço e cargos aos associados, dentre eles o de presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretário, membros do conselho fiscal etc. Quando da elaboração da ata de constituição deve-se dar posse aos eleitos, pois, não basta a eleição dos dirigentes. Estes para exercer funções conferidas pela assembleia geral deverão estar investidos do poder concedido poresta. Encerrada a assembleia geral, a ata e o estatuto devem ser redigidos e encaminhados ao cartório do município sede da entidade para registro.


1.2 Quadro societário

Os associados são as pessoas naturais que irão compor uma associação, detentores de direitos e obrigações. Os associados devem ter iguais direitos, reservado ao estatuto dispor sobre categorias especiais de associados comprerrogativas distintas. Salvo disposição em contrário no estatuto a qualidade de associados é intransmissível. Quando o associado é detentor de fração ou quota do patrimônio da associação, em caso de morte do mesmo, a herança não garante a associação dos herdeiros, salvo disposição expressa no estatuto. A exclusão de associados somente se dá por meio de assembleia geral constituída especialmente paraesse fim, obedecidas as normas estatutárias, por justa causa fundada em motivo grave, ciente o associado da ordem do dia da assembleia. Nenhum associado poderá ser impedido de exercer função ou atividade que lhe tenha sido legitimamente atribuída pela lei ou norma estatutária.

1.3 Finalidade econômica

Tem-se associação quando não há fim lucrativo ou intenção de distribuir o resultado,embora tenha patrimônio formado por contribuições de seus membros para a obtenção de fins culturais, educacionais, esportivos, religiosos, recreativos etc. A associação não se desnaturaliza mesmo que realize negócios para manter ou aumentar seu patrimônio, contudo, não pode proporcionar ganhos aos associados, por exemplo, associação esportiva que vende aos seus membros uniformes, alimentos, bolas,raquetes etc., embora isso traga, como consequência, lucro para a entidade. Sociedade civil é aquela que visa um fim econômico ou lucrativo, que deve ser repartido entre os sócios, sendo alcançado pelo exercício de certas profissões ou pela prestação de serviços técnicos. Mesmo que uma sociedade civil venha a praticar, eventualmente, atos de comércio, tal fato não a desnatura, pois o que importa paraidentificação da natureza da sociedade é a atividade principal por ela excedida.

1.4 Tempo de duração
A duração da associação é por prazo indeterminado.


1.5 Particularidades


Segundo Darcy de Arruda Miranda, "a associação propõe-se a outras finalidades que não as econômicas ou, quando visa vantagens materiais, elas não se destinam precipuamente aos seus associados. Colima...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade
  • Contabilidade
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • Contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!