contabilidade

Páginas: 2 (260 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Macroagregados Econômicos


A política monetária colabora com o crescimento econômico não só por prover um ambiente de estabilidade, permitir o delineamento dehorizontes e facilitar as decisões econômicas, mas também por estimular os investimentos e o consumo, por intermédio da atividade creditícia e do patamar das taxas dejuros. A força de uma economia é, em grande parte, representada pelo seu potencial de consumo. O aumento consumo gera “pari passu” a expansão da capacidade produtiva. Umapolítica de juros reais elevados deve ser restrita para debelar os desvios inflacionários ou evitar ataques especulativos à taxa de câmbio, preservando a posição de liquidezinternacional. O esforço fiscal não pode ser frustrado com as despesas de juros. A economia não pode permanecer contraída além do necessário, pois o engessamento doconsumo aumenta o desemprego e agrava a relação dívida pública/PIB.
Há um consenso hoje na economia sobre o tripé formado por câmbio flutuante, metas de inflação de um dígitoe disciplina fiscal. Resta um desacordo sobre o tamanho do superávit primário indicador do compromisso com a disciplina fiscal e garantidor da meta de inflação de umdígito
“A estabilidade é imprescindível para o país ter um projeto de longo prazo, o pressuposto de uma mudança segura estabilidade macroeconômica (baixa inflação) epoupança e investimentos são os fatores determinantes do crescimento”.
A política fiscal tem de garantir superávit no resultado primário das contas internas, com o objetivo deevitar a elevação da necessidade de financiamento pelo setor público e o estrangulamento de sua capacidade de endividamento, medida pela relação dívida pública/PIB.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade
  • Contabilidade
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • Contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!