contabilidade

Páginas: 8 (1966 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014

contabilidade de custos









Contabilidade de custos













Paulo Afonso
05 de Setembro 2014

Atividades unidade 1

1. A contabilidade de custos é mais antiga do que a contabilidade financeira? Justifique sua resposta em um texto de 10 linhas.
R: A contabilidade de custo nasceu a partir da contabilidade financeira, até a revolução industrial, quase sóexistia a contabilidade financeira, que, desenvolvida na era mercantilista, que estavam bem estruturadas para servir as empresas comerciais. Para a apuração do resultado de cada período, bem como para o levantamento do balanço em seu final, bastava o levantamento dos estoques em termos físicos, já que sua medida em valores monetários era extremamente simples: o Contador verificava o montante pagopor item estocado, e dessa maneira valorava as mercadorias. Fazendo o cálculo basicamente por diferença, computando o quanto possuía de estoques iniciais, adicionando as compras do período e comparando com o que ainda restava, apurava o valor de aquisição das mercadorias vendidas, na clássica disposição: Estoques Iniciais, (+) Compras, (—) Estoques Finais e (=) Custo das Mercadorias Vendidas.
2.Estabeleça as principais diferenças entre contabilidade de custos, contabilidade gerencial e contabilidade financeira. Construa um quadro no qual você apresente as diferenciações.

R: A Contabilidade Gerencial preocupa-se com a informação contábil útil à administração. Os administradores (usuários internos) são as pessoas que se valem dessa informação. A administração utiliza-se dos dadosgerenciais para planejamento, avaliação e controle adequados da organização, por meio de um Sistema de Informação Contábil. A Contabilidade de Custos é a que registra e apura os valores diretamente relacionados a produção da empresa. Seja o que for que esta realize, como produtos, serviços, etc. A Financeira é a contabilidade do dia a dia, trabalhando com todas as movimentações e técnicas contábeis. Custo
Gerencial
Financeira
Operacionais da empresa
 Relatórios gerenciais
Demonstrações contábeis da empresa
Despesas ou custos
Analisar os dados contábeis
Movimentações e técnicas contábeis.


3. Podemos dizer que a contabilidade de custos teve como marco histórico que data? Por que essa data torna-se importante?


R: Na verdade o marco foi no século XVIII, quando surgiu anecessidade de avaliar os inventários de fabricação de matéria- prima, por que até ai só existia a contabilidade financeira ou geral, nessa época as pessoas viviam basicamente do comercio. A partir daí nasceu custos, cuja função era fornecer elementos para avaliação dos estoques e avaliação dos resultados.

4. Identifique e justifique em um texto dissertativo de 15 linhas qual a principal funçãogerencial da contabilidade de custos.
R: A contabilidade de custos coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidade produzidas, horas trabalhadas, quantidade derequisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.
A contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo.
Acordo com o POC-Plano Oficial de Contabilidade, os custos de distribuição, de administração geral e os financeiros não são incorporáveis no custo de produção), com doisobjetivos principais:
Avaliação dos bens produzidos e vendidos;
Controle das condições internas de exploração.
Com o primeiro objetivo, a empresa procura calcular o custo dos produtos fabricados bem como o custo dos produtos vendidos à saída do armazém, o que lhe permite apurar resultados por produtos. Com o segundo objetivo, a Contabilidade de custos procura identificar todos os sectores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade
  • Contabilidade
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • Contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!