contabilidade

Páginas: 86 (21448 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1 INTRODUÇÃO


Atualmente, o grande desafio das organizações é assegurar a própria sobrevivência diante da globalização dos negócios e do impacto das mudanças e dos avanços tecnológicos. Maximiano (2007) explica que competitividade é uma tradução particular da idéia de eficácia, que se aplica particularmente a empresas. As empresas têm natureza competitiva, elas concorrem entre sidisputando a preferência dos mesmos clientes e consumidores. O sucesso de uma pode ser o fracasso da outra. Em todo o mundo, a economia globalizada impõe novas estratégias de negócios, apoiadas em competitividade, manutenção e conquista de novos mercados. Kotler (2000) ressalta que o mercado tem mudado como resultado de grandes forças, como os avanços tecnológicos, a globalização e os processos dedesregulamentação, que criam comportamentos e desafios às empresas, levando os clientes a exigirem mais qualidade e serviços superiores, além de alguma customização.
Perez (1988) afirma que competitividade pode ser entendida como a capacidade de uma determinada economia, ou de um setor econômico, ou de um conjunto articulado ou complexo de atividades produtivas e comerciais ligadas a uma produção, deconcorrer com produções de outras em determinados espaços físicos e econômicos, pela satisfação da demanda destes.
No Brasil, o cenário não é diferente. Após a abertura do mercado, durante o Governo Collor, na década de 1990, os limites empresariais expandiram, e um novo panorama concorrencial surgiu. Este novo cenário caracterizou-se pela competitividade, com base na qualidade dos produtos eserviços. Como as empresas não tinham experiência neste novo mercado, que prima pela qualidade dos serviços e compete em nível global, alguns problemas setoriais passaram a figurar nos cenário econômico e empresarial. Empresas brasileiras de alguns segmentos perderam espaço para produtos importados. Nesse sentido, Slack (1997) sustenta que qualquer empresa que faz produtos ou serviços melhores, maisrápidos, em tempo, em maior variedade e mais baratos que seus concorrentes possui melhor vantagem no longo prazo que qualquer empresa poderia desejar. Esta afirmação induz a uma reflexão sobre os fatores determinantes da competitividade das empresas no mercado atual. Ferraz, Kupfer e Haguenauer (1996) enfatizam que existem três grupos de fatores capazes de fazer com que as organizações se tornem maisou menos competitivas: empresariais, sistêmicos e estruturais.
O mercado brasileiro de bebidas também teve sua concorrência acirrada com a entrada de novos produtos e de novas empresas nos últimos anos. Este mercado abrange: refrigerantes, água natural, água mineral engarrafada (com ou sem gás), café, leite, sucos, chás, bebidas em pó, isotônicos e bebidas alcoólicas, como cerveja e vinho. Apreferência maciça dos consumidores ainda é para os refrigerantes, liderados por aqueles de sabor cola. Em 2010, o Brasil foi considerado o quarto maior produtor de refrigerantes do mundo, empatado com a China e atrás de Estados Unidos, Europa e México, e tem grande chance de melhorar sua posição em outro ranking: o de consumo per capta. Nesse quesito, ainda está na 19º posição, conforme(www.tendenciasemercado.com.br). A produção brasileira de refrigerantes aumentou 133% entre 1992 e 2004. Isso significa em torno de um milhão de pontos de venda distribuindo estes produtos nos lugares mais distantes do país (BNDES, 2006). A ACNielsen (2004) considera duas cestas: alcoólicas e não-alcoólicas.
O estudo realizado pelo BNDES (2006) sobre o panorama do setor de bebidas no Brasil revela que omercado mundial de bebidas fatura US$ 54 bilhões por ano e que o Brasil, com uma produção de 8,5 bilhões de litros/ano, é o quinto maior fabricante mundial de cerveja. Dados levantados pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV, 2007) mostra que o consumo deste produto no Brasil por habitante em 2005 foi de 49 litros, 5% de variação positiva em relação a 2004. Ainda de acordo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade
  • Contabilidade
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • Contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!