contabilidade

Páginas: 39 (9671 palavras) Publicado: 10 de maio de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS




DIEGUE SOARES ALMEIDA
YARLES JEAN PIONA





BANCO DO BRASIL
ESTUDO DE CASO GERAL: PROCESSO DE AUDITORIA












VITÓRIA
2013
Banco do Brasil
Breve histórico
O Banco do Brasil é uma instituição financeira estatal, com 58,5% sobcontrole do Governo Federal, teve sua fundação no inicio dos anos de 1900, mais precisamente 1908, pelo então príncipe regente de Portugal D. João, tendo sua primeira oferta pública de ação no ano de 1817 e em 1819 financiou a fundação da bolsa de mercado do Rio de Janeiro.
Nos anos de 1848 a 1869 a instituição passou por significativa transformação, apoiada então pelo Barão de Mauá que criara o Bancodo Brasil em Mauá funde-se com o Banco Comercial do Rio de Janeiro, assim o Banco do Brasil torna-se o único emissor de moeda do território nacional e também o pioneiro na realização de concurso público para contratação de escriturários.
Em 1963 o Banco do Brasil enfrenta sua primeira crise, com a quebra da casa bancária A. J. Alves Souto, maior instituição financeira privada do Brasil, mas fatoesse que foi superado pelo fortalecimento do banco no mercado ao longo dos anos.
Em 1866, o Banco do Brasil deixa de emitir moeda, atribuição que fica a cargo da Casa da Moeda, e se torna o principal captador de depósitos e fornecedor de empréstimos do Brasil. O Banco começa a descontar títulos e a fornecer empréstimos garantidos por hipotecas. As mudanças na economia brasileira não passamdespercebidas. Ao lado da forte expansão da economia cafeeira, o Brasil começa a dar seus tímidos passos no caminho da industrialização.
Em 1941, pouco antes da entrada do Brasil na Guerra, o Banco inicia sua expansão internacional e inaugura a primeira agência no exterior, em Assunção, Paraguai. A Segunda Guerra Mundial, que contou com a participação dos pracinhas na Itália, abriria novasoportunidades para a economia brasileira. O Banco do Brasil vai à guerra e acompanha as tropas brasileiras, abrindo escritórios em Roma, Nápoles e Piemonte em 1944. No ano seguinte, o fim da Guerra e a redemocratização brasileira trazem mudanças bancárias. É criada a Sumoc – Superintendência da Moeda e do Crédito, visando exercer o controle da moeda e preparar a organização de um banco central.
ARevolução de 1964 muda profundamente a economia. A Lei da Reforma Bancária extingue a Sumoc e cria o Banco Central do Brasil e o Conselho Monetário Nacional. O Banco do Brasil deixa de ser responsável pelo controle da moeda, atribuição que seria transferida ao Banco Central. Em 1967, o Banco do Brasil passa a dedicar energias ao mercado internacional. A década de 70 é um período de grande evolução do Bancodo Brasil. Em 1968, o Banco cria o Cheque Ouro, o mais antigo cheque especial do mercado, um enorme sucesso de público. Também é um período de expansão geográfica do Banco do Brasil. Em 1976, o BB inaugurou sua milésima agência na cidade de Barra dos Bugres, em Mato Grosso. Os anos 80 trazem crise econômica e abertura política. Em 1985, o Banco do Brasil cria a Fundação Banco do Brasil. No anoseguinte, o BB torna-se uma instituição financeira completa, passando a atuar em todos os segmentos do mercado financeiro. Os lançamentos se aceleram. Em 1987, o BB diversifica o varejo e lança o Ourocard, primeiro cartão de múltiplo uso do mercado brasileiro. Além de sanear suas finanças, o banco investe em tecnologia. Em 1998, o Banco do Brasil torna-se o primeiro banco a obter o certificado ISO9002 em análise de crédito e inaugura seu Centro Tecnológico, um dos mais modernos e bem equipados do mundo.
O Banco do Brasil chega ao terceiro milênio com os desafios da tecnologia e da globalização do mercado. No ano 2000, o BB lança o portal bb.com.br, torna-se líder em quantidade de usuários de internet banking e é o primeiro banco a lançar o autoatendimento personalizado.
O Banco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade
  • Contabilidade
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • Contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!