contabilidade e tributação

Páginas: 7 (1566 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: CONTABILIDADE E TRIBUTAÇÃO
PROFESSOR: ANDRÉA LACERDA
19 DE SET. 2014

Dândara Iris de Andrade
Santa Cantão
Fabrício Vieira Treguas
Everton Daniel Romeiro de Jesus

Convenções de Contabilidade














Convenção de Contabilidade ou Restrições dos Princípios representam ocomplemento dos postulados e princípios, no sentido de delimitar-lhes conceitos, atribuições e direções a seguir e de sedimentar toda experiência e bom censo da profissão no trato de problemas contábeis (IUDÍCIBUS 1995 p.86)

As convenções de contabilidade, ou seja, as Restrições dos Princípios são subdivididas em:
Objetividade;
Conservadorismo;
Materialidade;
Consistência.
Entretanto,abordaremos os conceitos de objetividade e materialidade, onde foi realizada pesquisa através de fontes bibliográficas sobre o assunto.
Convenção da Objetividade:
A Contabilidade é um árduo exercício para maximizar a relevância, a praticabilidade e a objetividade.
Quanto à restrição da objetividade tem sido conceituada de maneiras distintas por pessoas e contadores diferentes a saber:
1.Mensurações e avaliações de caráter impessoal ou que se configuram fora do pensamento da pessoa ou pessoas que as estão realizando;
2. Mensurações baseadas no consenso profissional de experts qualificados;
3. Mensurações e avaliações baseadas em evidência e documentação verificável;
Valor da dispersão estatística das mensurações de um atributo, quando efetuadas por vários pesquisadores.
Em seu primeiroaspecto, não é muito fácil, na pratica separar completamente a qualidade intrínseca do que está sendo mensurado das crenças, mesmo que cientificas, do pesquisador.
Assim, afirmamos que o ponto de transferência é o mais objetivo para o reconhecimento da receita, pois existe um valor de mercado que independem da pessoa do avaliador. Embora isto seja verdadeiro, o pesquisador precisa tomar decisõessobre o valor do ativo que está sendo dado em troca. Assim, mesmo esse sentido de objetividade pode conter em si algo de subjetivo.
Quanto ao segundo aspecto, talvez seja o que tenha maior peso no estagio atual desen-
volvimento da disciplina. Caracteriza-se como sentido de objetividade típico de uma disciplina praticada por profissionais liberais. Assim, se, através da reunião de vários expertsem comitês de pesquisa, chegar-se-á a consenso sobre certo procedimento ou mensuração, mesmo que tais mensurações ou critérios não sejam suportados por evidências objetivas (no sentido mais material e restrito do termo), ainda assim, por representarem o resultado de um processo psicossocial de percepção por parte de segmento autorizado da profissão, tornam-se objetivos.
No que se refere aoterceiro critério, a ênfase consubstancia-se mais na evidencia do que na mensuração em si. De novo, a receita é reconhecida na base da transferência como evidência. Segundo Hendriksen, embora a evidência possa ser verificável, a seleção do critério de evidencia como base pode ser objeto de viés pessoal.
Quanto ao quarto aspecto, a maior ou menor objetividade de um critério de mensuração pode seravaliada pelo desvio padrão em relação a média do atributo que está sendo mensurado. Pode acontecer, todavia, que o próprio valor da media não retrate adequadamente o atributo considerado. Por exemplo, consideremos que estamos avaliando a objetividade dos critérios tradicionais de avaliação de estoques conhecidos como Peps, Ueps e Media Ponderada. È possível que um dos três revele um menor desviopadrão em relação a media. Isto apenas significa que as mensurações são mais verificáveis mas não necessariamente objetivas, cientificamente falando. Pode até ocorrer que um critério de mensuração baseado, digamos, no custo histórico corrigido apresente maior desvio, mas menor viés. Esse último é determinado pelo desvio relativo entre o valor da média, caracterizado pelo procedimento de mensuração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cooperativas – constituição, tributação e contabilidade
  • tributação
  • Tributação
  • tributação
  • Tributação
  • Tributação
  • tributação
  • Tributação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!