Contabilidade Universalista CFC, CRCs e Conselho de Ética

Páginas: 5 (1074 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 1º PERÍODO
MATÉRIA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I
ALUNO: PAULO VÍTOR DE SÁ NERY




Contabilidade Universalista
CFC, CRCs e Conselho de Ética















Teresina (PI), Abril de 13
Contabilidade Universalista
O Universalismo é uma teoria da Contabilidade criada pelo professor brasileiro Francisco D'Áuria, que aapresentou em seu formato final em livro de 1949. O professor a chamou de Teoria da Contabilidade Pura, em correspondência a expressão advinda de Emanuel Kant, cujo texto filosófico mais famoso foi traduzido para o português como a "Crítica da Razão Pura".
O professor pensava a contabilidade como um sistema universal, na forma esboçada por Kant, que podia ser aplicado em qualquer disciplina natural.Foi criticado não por estar incorreto, mas por tornar o objeto de estudo da contabilidade demasiadamente grande.
Também a introdução, a partir dos anos 50, da estrutura contábil na forma de um artificial sistema cibernético, baseado em comunicação e controle (vide Sistema de Informação Contábil), também contribuiu para que a teoria do professor caísse no esquecimento.
Mas no Brasil pode-se verainda reflexos das ideias do eminente professor, como na estrutura da Contabilidade pública adotada pela lei 4.320/64, que considera a matéria como composta por quatro sistemas interligados: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensações.
Conselho Federal de Contabilidade
O Conselho Federal de Contabilidade, criado pelo Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, é uma AutarquiaEspecial Coorporativa, dotado de personalidade jurídica de direito público. Sua estrutura, organização e funcionamento são estabelecidos pelo Decreto-Lei nº 9.295/46 e pela Resolução CFC nº 960/03, que aprova o Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade. O CFC é integrado por um representante de cada estado e mais o distrito federal, no total de 27 conselheiros efetivos e igual número de suplentes– Lei nº 11.160/05 -, e tem, dentre outras finalidades, nos termos da legislação em vigor, principalmente a de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, alémde regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.
Conselhos Regionais de Contabilidade
Para defender a ética na profissão de contabilista e resguardar os direitos e deveres da classe é que existe o Conselho Regional de Contabilidade (CRC).O CRC é um agrupamento da classe de trabalhadores contabilistas que é composta por contadores eleitos em cada estado e no Distrito Federal por Contadores e Técnicos Contábil.
É função do Conselho Regional de Contabilidade registrar e fiscalizar o exercício da profissão contábil no Brasil juntamente com o Conselho Federal de Contabilidade.
O CRC foi projetado e criado em maio de 1946 através dopelo Decreto-lei nº 9.295. A ordem para criar tal instituição foi do presidente militar Eurico Gaspar Dutra, que como todo bom militar gostava de tudo que fosse para inspecionar o cidadão, inclusive no seu trabalho.
A entidade também deseja obter o resultado de um amplo debate sobre a melhoria da profissão de contador junto à sociedade para criar um órgão colegiado.
Para ser cadastrado no CRC épreciso que se seja formado em Curso de Graduação de Ciências Contábeis ou Curso Técnico em Contabilidade levando documentação comprobatória.
Depois disto, o associado deve pagar uma taxa que cobrado uma taxa anualmente para a emissão da carteirinha comprovando o registro no conselho.
Bom salientar que devido à lei o contador ou técnico só poderá exercer a sua profissão mediante registro no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crc
  • Cfc e crc
  • História do crc/cfc
  • apostila de ética crc
  • Conselhos Contabilidade
  • Apostila Ética CRC
  • Trabalho contabilidade cfc
  • contabilidade exame CFC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!