CONTABILIDADE INTERMENDIÁRIA

1353 palavras 6 páginas
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (DO)
Empreendendo a Mudança e a Renovação Empresarial
A partir da Teoria Comportamental, um grupo (de cientistas sociais e consultores de empresas) desenvolveu uma abordagem moderna, democrática e variada ao desenvolvimento planejado das organizações, que recebeu o nome de Desenvolvimento Organizacional (DO).
As origens do DO surgiu a partir de 1962 como um conjunto de ideias a respeito do homem, organização e do ambiente, no intuito de proporcionar o crescimento e desenvolvimento das organizações. As origens do Desenvolvimento organizacional são atribuídas a vários fatores:
A dificuldade de operacionalizar os conceitos das diversas teorias administrativas;
Os estudos sobre a motivação humana;
A Criação do Laboratório Nacional de Formação (National Training Laboratories - NTL) de Bethel em 1947;
A publicação em 1964 de um livro, por um grupo de psicólogos do Laboratório Nacional de Formação (National Training Laboratories - NTL);
A pluralidade de mudanças no mundo;
A fusão de duas tendências no estudo das organizações;
Os estudos sobre conflitos interpessoais;
Os modelos de DO se baseiam em quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e indivíduo.
A definição de Desenvolvimento Organizacional está ligado aos concceitos de mudanças e de capacidade da organização à mudança que ocorre no ambiente, levando um novo conceito de organização e de cultura organizacional como, por exemplo: um novo conceito de organização, conceito de cultura organizacional, clima organizacional, mudança da cultura e do clima organizacional,conceito de mudança.Uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente.
A cultura organizacional é um conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização, a cultura sofre alterações com o passar do tempo e de suas condições. Em

Relacionados

  • Contabilidade intermendiaria
    3115 palavras | 13 páginas
  • Atps Contabilidade Intermendiaria Etapa 2
    423 palavras | 2 páginas