Atps Contabilidade Intermendiaria Etapa 2

423 palavras 2 páginas
Atps- contabilidade intermediária
Etapa 2
Passo 1- assistir o vídeo: “livro diário”
Passo 2- fazer a lauda sobre o vídeo Atualmente o livro diário é obrigatório para quase todas as entidades na nova legislação com exceção de empresas com receita bruta de até 36.000,00 por ano. Na antiga legislação em alguns casos se admitia que o diário fosse substituído pelo livro caixa dependendo da forma de tributação da empresa.
Cada registro no livro diário é composto por 5 elementos:
1- Local e data do fato
2- Conta a ser debitada
3- Conta a ser creditada
4- Histórico que trata o lançamento
5- Valor
Para começa a lança os registro corretamente antes de qualquer coisa deve ser verificado o documento que comprove a operação. Como por exemplo uma nota fiscal, utilizando o documento verifique o local e a data de ocorrência do fato, em seguida analise os elementos envolvidos, neste nosso caso temos o elemento dinheiro e o elemento computadores.
Exemplo: compra à vista(em dinheiro) de 2 computadores nota fiscal N° 345,no valor de 50.000,00.
À parti desse exemplo deve-se analisar quais contas da entidades serão utilizadas para esse registro. Analisar se o elemento é um bem ou direito? Nesse caso temos que procura uma das contas do ativo para o registro, caso esse elemento não corresponda ao perfil das contas do ativo, verifique à qual perfil de contas aquele elemento atende. Talvez se trate de uma obrigação item do patrimônio líquido, uma receita ou despesa e a parti disso localize a conta no elenco de contas. Voltando ao nosso exemplo:
O elemento dinheiro pago à vista representa um bem, que provavelmente estaria na conta caixa da entidade.
O elemento computadores seriam registrados na conta máquinas e equipamentos por se trata também de um bem.
Com essas informações você já pode preparar o histórico do fato, sempre mencionando o documento que comprova o objeto em questão. A ultima informação é saber é saber qual conta será debitada? E qual será creditada? Voltado no nosso

Relacionados