Contabilidade Financeira

Páginas: 8 (1848 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2013

TRABALHO DE CONTABILIDADE FINANCEIRA I




INTRODUÇÃO


Na disciplina de Contabilidade Financeira I foi incumbida a apresentar um trabalho crítico sobre o Plano Geral de Contas.

Como trabalho de investigação sobre críticas de um plano de contas é necessário dizer em primeiro lugar que a base principal será de facto a consulta sobre tudo o que anda em volta dos métodos para aelaboração deste instrumento que faz parte da normalização contabilística. Também não é menos verdade de que o tendo em conta o que já aprendi ou estou a aprender irei ao longo do trabalho apresentar as minhas ideias inovadoras que poderão contribuir (se for o caso) para no futuro se reflectir sobre este instrumento muito importante para os registo de dados económicos e financeiros.

Sendo aContabilidade um instrumento de recolha, registo, análise e interpretação de dados que influencia a riqueza das empresas, é sem dúvida um elemento muito importante de informação económica para uma melhor gestão.

Sugeria a introdução de certas contas e subcontas que acho que deveriam constar no actual PGC e a aplicação de outra denominação a outras já existentes para permitir um uso adequado e específicodas mesmas e não considera-las conta "saco" como tem acontecido com certas contas.

No nosso actual PGC não permite a criação de provisões ao longo do ano somente no final do exerciso (fecho), o que não é muito viavél hoje para a maior parte das entidades devido aos riscos que possam ocorrer ao longo do ano nas suas actividades,investimento e mesmo a oiscilaç`ao da moeda. Portando sou de opiniãoque se deveriam criar tais provisões e que se comportariam da seguinte forma1:


1. Provisão para aplicação de Tesouraria - esta conta serviria para registar as diferenças entre o custo de aquisição e o preço de mercado das aplicações de tesouraria, quando este fosse inferiro e seria constiruída ou reforçada através da correspondente conta de custos, sendo debitada na medida em que reduzirem oudeizarem de existir as situações para que foi criada.
2. Provisões para cobranças duvidosas - esta conta destinaria-se a fazer face aos riscos da cobrança das dívidas de terceiros, ela também será reforçada através da correspondente conta de custos sendo debitada quando se reduzem ou cessem os riscos que visa cobrir.

3. Provisões para riscos e encargos - esta conta serviria para registar asresponsabilidades derivadas dos riscos de natureza específica e prováveis (contigências). Seria debitada na medida em que se reduziriam ou cesassem os riscos previstos.

4. Provisões para depreciação de existências - esta conta serviria para registar as diferenças relativas ao custo de aquisição ou de produção, resultantes da aplicação dos critérios definidos na valorimentria das existências.Ela seria reforçada através da correspondente conta de custos sendo debitada na medida em que se reduziriam ou cesassem as situações que a originaram.

5. Provisões para Investimento financeiros - esta conta serviria para registar as diferenças entre o custo de aquisição dos títulos e outras aplicações financeiras e o respectivo preço de mercado, quando este for inferior aquele. Também seria paraos riscos de cobrança dos empréstimos de financiamento. Ela seria constiruída ou reforçada através da correspondente conta de custos sendo debitada na medida em que se reduzissem ou cesassem as situações para que foi criada.

6. Provisões do exercício - esta conta-se debitaria-se pela constituição e reforço das provisões para cobrir perdas consideradas ordinárias por crédito das contas deprovisões acima criadas. Ela faria parte da Classe 6 (contas de custos) e teria as seguinte subconta:

1. Para cobrança Duvidosas
2. Para riscos e encargos
3. Para depreciação de existências
4. Para aplicações financeiras
5. Para outros riscos

Todas estas conta teriam a possibilidade de criar as sua respeitivas subcontas. A criação destas provisões ajudaria-nos a usar menos ou não usar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contabilidade financeira
  • CONTABILIDADE FINANCEIRA
  • contabilidade financeira
  • Contabilidade financeira
  • CONTABILIDADE FINANCEIRA
  • cONTABILIDADE FINANCEIRA
  • CONTABILIDADE FINANCEIRA
  • Contabilidade financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!