Contabilidade Empresarial

Páginas: 7 (1696 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIêNCIAS CONTábeis BACHARELADO

anita dos reis PONTES

CONTaBILIDADE EMPRESARIAL

MARABÁ
2014


ANITA dos reis PONTES

CONTaBILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis Bacharelado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para as disciplinas Contabilidade Empresarial.
Orientador: Prof.ª Vânia Almeida deAlmeida Silva Machado, Sebastião de Oliveira, Valdecir Araujo,

MARABÁ
2014

SUMÁRIO
1 TOC \o "1-1" \h \z \t "Título 2;1;Título 3;1;Título 4;1;Título 5;1;Título 6;1;Titulo Apêndice e Anexo;1" INTRODUÇÃO 4
1.1 Diferenças da Empresa LTDA para EIRELI ......................................................... 4
1.2 Documentos Necessários para constituição de umaempresa..............................
1.3 Órgãos Necessários para enquadramento.............................................................
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS8

1 INTRODUÇÃOCom o presente trabalho proponho-me a demonstrar a responsabilidade do empresário individual onde existem situações nas quais poderá responder com seus patrimônios pessoais. Diferente da EIRELI deresponsabilidade LTDA onde ficam protegido os bens particulares pessoa física.

2. DESENVOLVIMENTO1.1 Para se abrir uma sociedade LTDA é necessária ter pelo menos um sócio. No contrato social deverá constar a quantia em dinheiro, bens ou créditos que cada sócio irá contribuir para o capital social da empresa. O patrimônio dos sócios não responde por dividas da sociedade (em princípio). Nesta sociedade aresponsabilidade de cada sócio e restrita ao valor investido, mas todos respondem pela integralização do capital social da empresa. A sociedade empresária limitada poderá optar por se enquadrar como microempresa ou empresa de pequeno porte, se atender as exigências contidas em lei.
Já a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) diferenciada pela lei criada em julho de 2010solucionou vários problemas. Beneficia o empresário que pretende trabalhar só, afastando de vez o risco de afetação do patrimônio pessoal. Os bens da pessoa física ficam resguardados. As dívidas contraídas pela empresa recairão apenas na pessoa jurídica. Porém nem toda empresa poderá ser beneficiada pois a lei se preocupou em proteger também os credores ao estipular o capital social com valor elevado.1.2 Para constituir uma empresa é necessário definir a natureza comercial e jurídica. Uma empresa com o porte jurídico "EIRELI" é preciso cópias do RG e CPF autenticadas em cartório, do responsável, viabilidade aprovada pelo junta comercial da UF, processo esse um pouco demorado pelo fato de implantação de um novo método chamado "Regin- Sistema Integrado de Registro Empresarial", a implantaçãodesse sistema, segundo o governo serviria pra agilizar os processos que seriam entregues nas respectivas JUNTAS COMERCIAIS com menos erros, mas o certo é que esse sistema tem algumas falhas, e nem todas as JUNTAS COMERCIAS chegaram a aderir o referido sistema, DBE, requerimento em quatro vias, FCN 1 e 2, dependo da UF onde será aberta a empresa, pois quando o requerimento é eletrônico não é necessárioFCN Ficha de Cadastro Nacional, comprovante de pagamentos das tachas pagas.
GRP Guia de Recolhimento de Preços, DARF, documento de Arrecadação de Receitas Federais, os valores dessas tachas geralmente chegam a variar, dependendo da UF, capa do processo assinado pelo responsável.
Alguns procedimentos são de acordo com a região onde a empresa irá realizar a atividade. O primeiro passo e escolhero nome. O ideal e levar três opções até a Junta Comercial para facilitar a verificação do nome escolhido pois não pode haver empresas do mesmo na mesma região. Preenchimento da GRP e a confecção do Contrato Social também são de competência da Junta Comercial.
1.3 Feito isso e hora de obter o CNPJ junto à Receita Federal. Envia se o pedido de inscrição no programa de CNPJ e aguarda a liberação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade Empresarial
  • Contabilidade empresarial
  • contabilidade empresarial
  • contabilidade empresarial
  • contabilidade empresarial
  • contabilidade empresarial
  • Contabilidade Empresarial
  • Contabilidade empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!