escravista

Páginas: 2 (312 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Modo de produção antigo escravista
O modo de produção escravista ocorreu primeiramente na Grécia e depois em Roma. A sua base econômica era Mercantil e sua força de trabalho era escravista, comoopróprio nome já diz. Na sociedade escravista os meios de produção (terras e instrumentos de produção) e os escravos eram propriedade do senhor. O escravo era considerado um instrumento, umobjeto,assim como um animal ou uma ferramenta.
Os escravos proveniam de duas situações: poderiam ser perdedores de batalhas ou dívidas a serem pagas ao Estados.
Tudo era do Estado, dos nobres, dosgrandesproprietários. Os escravos, os instrumentos usados no trabalho e as terras era propriedades do Estado. Sendo assim, poucas pessoas eram livres e não existia mais a servidão coletiva nem apropriedadeprivada. Esse tipo de propriedade se intensificou muito nesse modo de produção. Agora, a relação era de: SENHORES x ESCRAVOS. Os escravos não tinham nenhum direito e era considerados objetos,instrumento,assim, no modo de produção escravista, as relações de produção eram relações de domínio e de sujeição. Um pequeno número de senhores explorava a massa de escravos, que não tinham nenhumdireito.Ossenhores eram proprietários da força de trabalho (os escravos), dos meios de produção (terras, gado, minas, instrumentos de produção) e do produto de trabalho.Uma das suas principais característicasébaseado na mão-de-obra escrava.
Os escravos não eram a única fonte de trabalho, havia os trabalhadores livres que serviam como um complemento. Poucas diferenças havia entre Grécia e Roma. Dentreelas,a importância do pecúlio e a sua legalização em Roma, com menor impacto nas cidade-Estados gregas; maior quantidade de escravos e consequentemente mais rica em revoltas e resistências; e maior pesodaalforria entre os romanos, tendo os seus libertos maior flexibilidade jurídica. A substituição do modo de produção escravista pelo feudal – o servo preso à terra e não ao amo – não significou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escravista
  • Igreja Escravista
  • Economia escravista
  • sistema Escravista
  • A plantation escravista
  • sociedade escravista
  • História escravistas
  • Analise regime escravista no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!