Contabilidade de custos

Páginas: 8 (1955 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIA CONTÁBEIS

ANTONIO EDSON CAMINHA GOMES

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA

XINGUARA-PARÁ
2012
ANTONIO EDSON CAMINHA GOMES

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA INSDÚSTRIA

Trabalho apresentado ao Curso (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, paraa disciplina CONTABILIDADE DE CUSTOS.

Professor (a): Equipes de professores do 5º Semestre.

XINGUARA-PARÁ
2012

SUMÁRIO

1 – Introdução . . . . . . . 4
2 – A importância da contabilidade na indústria . . 5
3 – Contabilidade de Custos e Contabilidade Industrial . 6
4 – Contabilidade Gerencial . . . . . . 8
5 – Conclusão . . . . .. . . 11
6 – Referências Bibliográficas . . . . . 12

Introdução

Tentaremos aqui passar o que cabe à Contabilidade de Custos nas empresas, em especial nas Indústrias. Veremos como são classificados os gastos, como se acha o valor unitário dos produtos, veremos quais são as terminologias usadas na contabilidade de custos, e também discutiremos sobre a política de preços nos dias de hoje.Como se pode perceber pelas informações acima, a contabilidade de custos é muito minuciosa, e nosso objetivo é tentar mostrar de uma forma resumida, um pouco de cada item que a compõe.

1) A importância da contabilidade na indústria
a) Contabilidade na atualidade
Podemos afirmar pelo que vimos até aqui no nosso curso, que a contabilidade com certeza, foi uma das maiores conquistasalcançadas pelo homem. E ao longo do tempo ela vem confirmando isso, pois sua importância já foi mostrada desde as primeiras civilizações da humanidade. E hoje mais do que nunca a contabilidade é primordial para qualquer planejamento, objetivo, plano, etc. Para as empresas, eu diria que a contabilidade é sobretudo, uma ferramenta indispensável, desde o início de suas atividades até enquanto durarem, equando digo empresas, me refiro a todas, às comerciais, de prestação de serviços, industriais e etc.
E como as empresas não podem seguir sem a contabilidade, a procura por profissionais capacitados se tornou intensa, tornando vasto o campo de atuação do profissional contábil. E para o profissional entrar no mercado de trabalho, ele tem que adquirir seu registro nos conselhos de contabilidade, sesubmetendo a um código de ética, e os conselhos são submetidos às fiscalizações feitas pelos órgãos responsáveis, o que tornou a profissão contábil organizada, sendo passíveis de punições os profissionais que infligirem as normas gerais.

b) Contabilidade x Indústria
A contabilidade se faz presente em todos os ramos empresariais, e entre outras utilidades, possui a de possibilitar que asfirmas calculam o preço de venda de seus produtos e ou serviços. Vale ressaltar que no ramo industrial essa tarefa é mais trabalhosa, devido serem considerados vários fatores para se chegar ao preço de venda, tais como por exemplo: matéria prima, mão-de-obra e etc.
A contabilidade na indústria não foge de seu objetivo principal, que é mensurar e controlar o patrimônio das empesas, a diferença é que acontabilidade industrial tem em suas particularidades uma gama maior de segmentos a serem contabilizados.

2) Contabilidade de Custos e Contabilidade Industrial
a) Principais objetivos (auxílio) da contabilidade de Custos
Antigamente antes da revolução industrial, os produtos eram feitos à mão, e com isso era muito simples determinar valores de venda aos mesmos, os comerciantes nãotinham muito o que calcular, avaliar, etc.
Más com a chegada da Revolução Industrial, os produtos passaram a ser produzidos com ajuda preponderante das máquinas, o que mudou a partir daí o comércio mundial. Em contrapartida percebeu-se que para finalizar um produto, o mesmo passava por vários processos e em consequência, em cada um deles havia gastos. Daí a necessidade de calcular todos esses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade de custos
  • Contabilidade de custos
  • Contabilidade de custos
  • CONTABILIDADE DE CUSTOS
  • Contabilidade de custos
  • Contabilidade de custos
  • Contabilidade de custo
  • Contabilidade de custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!