CONTABILIDADE COMO CONHECIMENTO DO ARTIGO

Páginas: 5 (1028 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2014
RAIMUNDO CARLOS LINA DE ALENCAR














PESQUISA CIENTIFICA: A CONTABILIDADE COMO CONHECIMENTO

Trabalho apresentado como requisito de nota da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, no curso Bacharelado em Ciências Contábeis

Orientação: Prof. M.Se Josynaira Araújo














Teresina-PI
2013

SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 04
2DESENVOLVIMENTO 05
CONTABILIDADE COMO CONHECIMENTO 05
3 CONCLUSÃO 08
REFERÊNCIA 09
ANEXOS 10






















1 INTRODUÇÃO


O presente trabalho de pesquisa científica consiste em fazermos uma breve analise no estudo do artigo contabilidade como conhecimento, objetivando analisar as formas como sãoaplicadas, conforme extraídos da pesquisa em artigo, que, neste caso, vem nos mostrar uma contabilidade como conhecimento, tanto como Ciência Social como o Patrimônio objeto da Contabilidade.

























2 DESENVOLVIMENTO


CONTABILIDADE COMO CONHECIMENTO


A contabilidade possui objeto próprio, que é nada mais, nada menos do que o patrimônio de onde elaesteja inserida, que é representado pelos os conhecimentos adquiridos por uma empresa/entidades de forma racional. Como qualquer outra ciência, o conhecimento da contabilidade se faz fundamental para instrução funcional e profissional, pois busca mostrar de forma técnica e comprovável as razões e fundamentações e aplicações no campo que lhe compete.
A matéria Contabilidade é uma ciência socialcomo qualquer outra, com todas as fundamentações, identificando-nos classificações e aspectos da contabilidade que culminam em aplicações práticas para solução de questões concretas.
O objeto é aquele ente capaz de orientar de forma determinante e a área de sua atuação de uma ciência. Isso é um ponto comum, visto que, em qualquer que seja a situação, esse fenômeno está inserido de uma forma naturale tende a acontecer em todas as ciências sociais, sejam essas ciências formais ou factuais, o objeto propõe-se dá um orientação compreensível para a atuação de uma ciência. delimita o campo de abrangência de uma ciência, tanto nas ciências formais quanto nas factuais, das quais fazem parte as ciências sociais. No que concerne o campo da Contabilidade, é perfeitamente admissível que o objeto, porsua definição, é sempre será o PATRIMÔNIO de qualquer organização, seja ela empresarial ou filantrópica.
O conceito básico de patrimônio trata-se de um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, sendo este pertencente a pessoa física, grupo de pessoas, fato que acontece nas sociedades informais. Da mesma forma ocorre com uma sociedade ou organização de qualquer natureza (com ousem fins lucrativos). Nessas situações o mais importante é que o patrimônio exerça a condição primordial, de forma impar em relação comparativa a outros patrimônios existentes. Neste contexto, implícita a afirmar que o patrimônio está em sua essência em disponibilidade da entidade, de forma deliberadamente, ainda que haja alguns tramites de limitação observada e imposta por instituições jurídicas,bem como situações que não fujam a ordem da compreensão e satisfação da justificativa plausiva da economia administrativa, ou seja, há de haver uma lógica, sem que seja fora da realidade econômica da entidade em questão. as entidades o que significa que a Entidade dele pode dispor livremente, claro que nos limites estabelecidos pela ordem jurídica e, sob certo aspecto, da racionalidade econômica eadministrativa.
O Patrimônio como já foi dito é objeto de várias outras ciências, que no meio delas se propõe a estudar o sentido da contabilidade nos aspectos quantitativos e qualitativos na relação destas outras ciências, seja ela na economia, na administração, no direito, etc.
Assim sendo a contabilidade, procura em sua primeira essência, fazer compreender de forma mais acessível as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo Conhecimento
  • A contabilidade e a era do conhecimento
  • Conhecimentos de Contabilidade
  • artigo de contabilidade
  • Artigo Contabilidade
  • Artigo Contabilidade
  • Artigos de Contabilidade
  • Artigo de Contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!