Contabilidade aplicada

Páginas: 7 (1624 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
Sumário

Introdução 2
1. Contabilidade Aplicada 3
1.1 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3
1.1.1 Lei de responsabilidade Fiscal – LRF 3
1.1.2 Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) 4
1.2 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 6
1.2.1 ISE-BOVESPA 6
1.3 AGRONEGÓCIOS 7
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9

















1 INTRODUÇÃO


A contabilidade tem comofunção principal estudar, registrar, controlar e evidenciar o patrimônio e suas variações. Essa difícil tarefa impõe o emprego de um grande número de técnicas e procedimentos contábeis que a transforma numa complexa ramificação da Ciência Contábil.
O desenvolvimento de sua missão requer o cumprimento dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, que contemplam regras norteadoras do processocontábil, de modo a registrar e evidenciar os atos e fatos de acordo com o referencial teórico da ciência. Isso por si só já é uma tarefa de difícil execução.
Dessa forma, deseja-se que a obra possa contribuir para as discussões acerca da Contabilidade aplicada, não só do setor público, mas também do agronegócio, para fins de aprendizado e noçoes de aplicações.1. Contabilidade Aplicada


1.1 Contabilidade Aplicada ao setor Público

1.1.1 Lei de responsabilidade Fiscal – LRF

Pensando na administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, por isso foi criada a Lei deresponsabilidade Fiscal – LRF que é o principal instrumento regulador das contas públicas no Brasil, estabelecendo metas, limites e condições para gestão das Receitas e das Despesas e obrigando os governantes a assumirem compromissos com a arrecadação e gastos públicos.
A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvioscapazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos aPagar.
Melhorar a responsabilidade na gestão fiscal dos recursos públicos. Com ela, todos os governantes passam a se responsabilizar pelo orçamento e pelas metas que possibilitem prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, reforçando os alicerces do desenvolvimento econômico sustentado, sem inflação para financiar o descontrole de gastos do
setor público,sem endividamento excessivo e sem a criação de artifícios para cobrir os buracos de uma má gestão fiscal.


1.1.2 Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO)

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é um conjunto de demonstrativos que dá amplas informações ao Executivo, Legislativo e à sociedade sobre a execução orçamentária e sua previsão. Conforme previsto na LRF, deveráser elaborado e publicado até 30 dias após o final de cada bimestre.
Os relatórios que compõem o RREO são:
• Balanço Orçamentário – Permite verificar a capacidade de planejamento do município, ou seja, a comparação do que foi previsto e realizado nas receitas. A comparação entre a despesa fixada e a despesa realizada. Esse demonstrativo destaca o refinanciamento da dívida mobiliária e orefinanciamento de outras dívidas, detalhadas por categoria econômica, subcategoria econômica, fonte e grupo de natureza da despesa. Discrimina, ainda, dotação inicial, os créditos adicionais, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas e liquidadas no bimestre e até o bimestre atual, e o saldo a liquidar.
• Execução das Despesas por Função e Subfunção – Apresenta as despesas por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade aplicada
  • contabilidade aplicada
  • Contabilidade aplicada
  • Contabilidade aplicada
  • contabilidade aplicada
  • contabilidade aplicada
  • CONTABILIDADE APLICADA
  • CONTABILIDADE APLICADA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!