contabeis

Páginas: 18 (4464 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: TÓPICOS AVANÇADOS EM CONTABILIDADE
PROFº REGIS GARCIA









SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CONTROLADORIA







RENAN DE ALMEIDA GARCIA
JEFERSON RAMOS DE CARVALHO
WAGNER CESAR PINTO
MARCOS APARECIDO VIEIRA
LUCIANE BOM DESPACHO DA CONCEICAO
CARME GONÇALINA DE SOUZA
antonio claudio meloCuiabá-MT
2010



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 Definição 5
3 A importância dos Sistemas de Informação para a Contabilidade 6
4 Características dos Sistemas de Informação 8
5 Vantagens e Desvantagens 9
6 Principais Funções 11
7. A importância do sistema de informação para a controladoria 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17


1 INTRODUÇÃO

Para que ainformação contábil seja usada no processo de gerenciamento, é necessário que a mesma seja desejável e útil para as pessoas responsáveis pela administração da entidade. Diante disso é possível fazer e ter a contabilidade gerencial dentro de uma determinada entidade, desde que se construa um Sistema de Informação Contábil capaz de atender às necessidades dos usuários.
Padoveze (1997 p.37) consideraque os sistemas integrados de gestão empresarial são sistemas que têm como objetivo fundamental a consolidação e aglutinação de todas as informações necessárias para a gestão dos sistemas das empresas. Tais sistemas são capazes de unirem e integrarem todos os subsistemas componentes dos sistemas operacionais e dos sistemas de apoio à gestão, por meio da tecnologia, de forma que todos os processos denegócios da empresa possam ser visualizados em termos de um fluxo dinâmico de informações, que perpassam todos os departamentos e funções.
Por sua vez Marion (1995) entende por sistema de contabilidade um conjunto de atividades contábeis que engloba a compreensão da atividade empresarial, necessária para elaboração desde o plano de contas que será utilizado pela empresa, como os indicadores deresultado, a análise e interpretação de todos os fatos ocorridos, a contabilização e a elaboração das demonstrações financeiras e as recomendações para melhoria e aperfeiçoamento do desempenho organizacional.
A contabilidade passou por vários processos de reestruturação. No passado a escrituração era manual, devendo ser feita com muito capricho, sem rasuras e ressalvas; depois passou por umprocesso maquinizado, mecanizado, por sistemas eletrônicos e, pode-se dizer, que atualmente se encontra no estágio da informatização.
Os contadores precisaram se adaptar às necessidades da profissão e passaram a aceitar as mudanças além daquelas que se referem às legislações, tributos e seus afazeres. Também precisou evoluir no conhecimento — no início a grande preocupação era que a informática poderiasubstituir o trabalho humano, no entanto, ela apenas passou a contribuir para um trabalho de melhor qualidade, com mais rapidez no processamento dos dados e das informações.
Pretende-se analisar a função da Controladoria de forma integrada ao sistema de informação, com foco no gerencial da empresa e na tomada de decisão.

2 Definição

O conceito de Sistemas de Informação (SI) deriva doconceito de sistema como atividade humana, o qual pode envolver, ou não, a utilização de computadores. O SI funciona, portanto, como suporte às ações e decisões humanas e depende do contexto em que estão inseridos.
Assim, um SI pode ser definido como um conjunto de elementos, relacionados entre si, atuando num determinado ambiente com o fim de alcançar objetivos comuns e, com capacidade de autocontrole. O conjunto de elementos tem que ser analisado como um todo, podendo os SI serem fechados ou abertos.
Considerando que atualmente as organizações utilizam tecnologias para suportar a sua atividade sistêmica, podemos considerar os SI como uma combinação de procedimentos, informação, pessoas e SII, organizadas para o alcance de objetivos de uma organização. Estes, devem ser vistos dentro do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contábeis
  • contabeis
  • contabeis
  • Contabeis
  • Contábeis
  • Contabeis
  • Contabeis
  • Contabeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!