Contabeis

Páginas: 8 (1780 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2014
Princípios e Convenção Contábil

Convenções Contábeis

Foram criadas com base na grande margem de liberdade que os Princípios Contábeis permitem ao contador no registro das operações (escrituração dos fatos contábeis). Ou seja, as convenções são mais objetivas e têm a função de indicar a conduta adequada que deve ser observada no exercício profissional da contabilidade.

Sendo assim, asconvenções contábeis têm por objetivo limitar ou restringir a abrangência dos Princípios Contábeis, definindo com maior precisão e clareza o seu alcance e significado. Elas representam o complemento dos Princípios e Postulados, no sentido de delimitar conceitos, atribuições e direções a serem seguidas no registro das operações facilitando o trabalho do contador.

Algumas das principais Convençõessão:

Convenção da Objetividade

Refere-se ao sentido de neutralidade que se deve atribuir à Contabilidade nos registros dos fatos que envolvem a gestão do patrimônio das entidades. O profissional contábil deve escolher, entre vários procedimentos, o mais adequado para descrever um evento contábil. Ele deve procurar exercer a Contabilidade sempre de forma objetiva, não se deixando levar porsentimentos ou expectativas de administradores ou qualquer pessoa que venha a influenciar o seu trabalho. Os registros devem estar baseados, sempre que possível, em documentos que comprovem a ocorrência das respectivas transações.

A finalidade dessa convenção é eliminar ou restringir áreas de excessivo liberalismo na escolha de critérios, principalmente de valor.

Convenção da MaterialidadeEstabelece que a contabilidade não deva se preocupar com valores ou fatos irrelevantes, tanto do ponto de vista de registro como de controle. Sendo assim, a informação contábil deve ser relevante, justa e adequada e o profissional deve considerar a relação custo x benefício da informação que será gerada, evitando perda de recursos e de tempo da entidade. Dessa forma, o contador não perde tempocom registros cujos controles podem se tornar mais onerosos (caros) que os próprios valores a serem registrados.

Convenção da Consistência

De acordo com essa convenção, os critérios adotados no registro dos atos e fatos administrativos não devem mudar frequentemente. Refere-se à uniformidade, utilizando métodos e critérios uniformes ao longo do tempo para o registro dos fatos contábeis eelaboração das demonstrações financeiras.

Convenção do Conservadorismo

Estabelece que o profissional da Contabilidade deva manter uma conduta mais conservadora em relação aos resultados que serão apresentados, evitando que projeções distorcidas sejam feitas pelos usuários.

A posição conservadora (precaução/prudência) do contador será evidenciada para antecipar prejuízo e nunca anteciparlucro. Assim ele não estará influenciando os acionistas, por exemplo, a um otimismo que será ilusório (é preferível ter expectativa de prejuízo e a entidade apresentar resultados positivos do que o contrário). O objetivo do conservadorismo é não dar uma imagem otimista em uma situação alternativa que, com o passar do tempo, poderá reverter-se.

Existindo alternativas igualmente válidas para seatribuir valores aos elementos patrimoniais, por motivo de precaução, deve-se optar pelo valor mais baixo ao ativo e pelo valor mais alto ao passivo.

PRINCÍPIOS

Os Princípios são um conjunto de regras aceito que orienta a elaboração dos relatórios contábeis, permitindo uma compreensão uniforme destas demonstrações.

Eles surgiram da necessidade de se apresentar uma linguagem comum para sepreparar e interpretar apropriadamente os relatórios contábeis, para que todo contador seguissem os mesmos critérios. É muito comum observar no parecer de auditores a declaração: “as informações apresentadas estão de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade”.

Portanto:

* São normas estabelecidas e reconhecidas pelo consenso de opiniões de profissionais que atuam na área de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contábeis
  • contabeis
  • contabeis
  • Contabeis
  • Contábeis
  • Contabeis
  • Contabeis
  • Contabeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!