Consumo E Desperd Cio De Sacolas Pl Sticas

324 palavras 2 páginas
TEMA: A questão do consumo e desperdício de sacolas plásticas no Brasil
Com o aumento do poder aquisitivo das famílias brasileiras, o aumento do consumo é notório e com isso há o crescimento da utilização de sacolas plásticas que são oferecidas principalmente pelos mercados. O desperdício desse material importante para o transporte de mercadorias é devastador, pois leva a poluição do meio ambiente e isso traz grandes consequências para todo o Brasil.
Os efeitos do desperdício de sacolas plásticas são preocupantes se pararmos para pensar que com essa prática é inevitável à degradação e poluição do meio ambiente. Quando jogadas em lugares inadequados, essas costumam causar as enchentes que, quando acontecem, deixam desastres causando danos poucas vezes reversíveis.
Outro fator de grande importância que é ignorado pela maioria da população são os 3R´s (redução, reutilização e reciclagem) que, se usados, poderiam trazer grandes benefícios tanto para os empresários, que precisam desse material em seus estabelecimentos, quanto para o consumidor, que evitará que enchentes ou outros problemas ocorram devido à má utilização das sacolas. Todos esses fatores são problemas vinculados ao incontrolável consumismo de toda a população brasileira.
A falta de normas para a certa utilização das sacolas plásticas não permite o controle do consumo e desperdício destas. A mídia possui um grande papel na conscientização da população na prática dos 3R´s então, é uma grande tática para que diminua a utilização das sacolas plásticas. Não podemos esquecer que os consumidores são os maiores culpados pela degradação do meio ambiente, mas se fosse adotado o uso de sacolas de pano ou de outro material não descartável, também seria muito útil para deixar de lado as sacolinhas e , além disso, o governo pode ajudar incentivando projetos que premiem alunos de escolas públicas a criar um material biodegradável ou reutilizável para a produção de novas sacolas para transporte de produtos, o que

Relacionados