consumo consciente

Páginas: 11 (2579 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014
2. CONSUMIDOR E A SOCIEDADE DE CONSUMO

O Consumidor é o cliente, a pessoa que irá ter o ato de consumo, sendo o ato de consumo um processo dinâmico de escolha (GIGLIO, 1996, página 16).
Consumir é a escolha de uma das várias possibilidades do comportamento humano para satisfazer um desejo íntimo, um item da sua realização de vida. Esta escolha é dentre um rol de possibilidades, encontrar amais adequada para o indivíduo naquele dado momento, visto que com o tempo a pessoa na mesma situação pode fazer outra escolha. Todo processo de escolha passa por algumas etapas, são elas:
1) Percepção dos desejos e expectativas; 2) busca de alternativas para supri-los, utilizando todos os recursos disponíveis, tais como memória, inteligência, etc; 3) Escolha da alternativa mais apropriada,sendo eleita a que melhor parece suprir minhas expectativas, dentro de minhas possibilidade financeiras e que oferece as maiores facilidades; 4) Julgamento da adequação do consumo. É o momento em que pensamos – é certo realizar este consumo agora? – os outros aceitam que eu realize este consumo agora?; 5) Ato de compra, organizo um plano de compra e executo e 6) Avaliação pós compra, após ou duranteo consumo de produtos/serviços verificamos o quanto eles realizam nossas expectativas. (GIGLIO, 1996, página 24)

Todo processo inicia-se com a percepção, um senso individualizado de acordo com as sensações e a teia de conhecimento do indivíduo. Um mesmo estímulo causa sensações e reações diferentes em duas pessoas. Cada pessoa vivência diariamente um quantidade inesgotável de estímulos, estesocorrem em três níveis de influência: o meio – estímulos externos, os intrínsecos ou internos e os do psiquismo, ou seja, as emoções, idéias, recordações, imaginações, devaneios.
A consciência de é ter a percepção de algo no meio dos estímulos e colocar esta em evidência.
Uma das teorias abordadas sobre o consumo e a realização das necessidades é a teoria de Maslow, onde esta é mais conhecidacomo cinco etapas de realização dos desejos/necessidades.
1
2
3
4

5

1) Necessidades de sobrevivência
2) Necessidades de proteção
3) Necessidades de relacionamento
4) Necessidades de Auto-estima
5) Necessidades de Auto-realização

A teoria de Maslow visa o presente, a abordagem mercadológica deve ser sempre o futuro, a previsão das necessidades, desta forma, a pirâmide pode e deveser utilizada como material de estudo e parâmetros para o consumo.
Sociedade de consumo é o termo que designa o poder aquisitivo de produtos e bens de consumo de um grupo de pessoas, sociedades com uma alta taxa de industrialização.
Num ato de compra os consumidores tendem a ter um dos três tipos de comportamentos:
- Racional, onde o consumidor é consciente e compra o necessário, com pesquisade preços, sem o sentimento posterior de se sentir frustrado ou enganado.
- Impulsivo, onde o ato de compra é um meio de liberação de stress e frustração com determinada situação.
- Compulsivo, onde o ato de compra é um sintoma de descontrole, desordem emocional, sendo um mecanismo de compensação.
Dentre os tipos de comportamento do consumidor ainda possibilita-se a denotação dos tipos deconsumidores:
- Consumidor individualista, pessoa que compra pelo seu estilo de vida, pelos padrões sociais, pela satisfação de comprar o que deseja.
- Consumidor eficiente, a pessoa que compra de modo a satisfazer o seu gosto e seu poder aquisitivo, zelando a qualidade dos produtos/serviços e o valor desprendido a adquiri-los.
- Consumidor consciente, pessoa crédula que consome sempre pensando napossibilidade de contribuição com as mudanças do meio ambiente.
- Consumidor responsável, pessoa que pesquisa e se utiliza da informação para adquirir seus produtos / serviços, certificando-se que a empresa que irá ser seu fornecedor age de acordo com a preservação do meio ambiente.
Esta visão de sociedade de consumo é contemporânea, nos primórdios a sociedade de consumo ou sociedades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consumo consciente
  • Consumo consciente
  • Consumo consciente
  • Consumo Consciente
  • Consumo Consciente
  • O Consumo Consciente
  • Consumo Consciente
  • Consumo consciente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!