Consumo consciente

Páginas: 5 (1203 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
CIENTE
Analise a seguinte situação hipotética:

A população pobre, nos arredores de uma cidade de grande porte, vive às margens de uma lagoa, onde os moradores praticam regularmente a pesca como forma de lazer e subsistência. De fato, os pescadores e suas famílias, duas a três vezes por semana, comem o pescado proveniente da lagoa. A imprensa local divulgou que é provável que as águas da lagoaestejam contaminadas por substâncias químicas. Mas como, até agora, os moradores não apresentaram quaisquer sintomas de doenças, continuam com a rotina de pesca.

Apresente duas situações que evidenciem de que modo a EDUCAÇÃO AMBIENTAL, direta ou indiretamente, poderá ajudar na solução do problema.

Solução 1:

Se houvesse uma educação basica de qualidade abrangendo uma mera gama deassuntos inclusive a formação socio-ambiental desses individuos, eles teriam uma compreenção dos indicadores e fatores da contaminação da lagoa, assim suspendendo o seu uso, e de matérias derivados dela, além de um certo conhecimento para procurar os orgãos competentes cobrando uma solução rapida e adequada.

Solução 2:

O oferecimento do conhecimento ambiental a população fara com que elas criemum olhar critico e consciente, gerando um comportamento de inquietação e de mudanças, gerando uma necessidade de ter uma participação decisiva, desenvolvendo competencias de mera serventia para construir uma sociedade que considere a questão ambiental como um todo, abragendo todos os seus aspectos.


Questão 02 (valor 4,0)
Consumo consciente faz bem para a natureza e para o bolso
O ProjetoNova Geladeira, desenvolvido pela Coelba, desde 2008, retira de circulação geladeiras em péssimo estado de conservação, evitando que o gás CFC-R12 seja lançado na atmosfera e ainda contribui com a economia de energia elétrica, principalmente de famílias de baixa renda.
FONTE: A TARDE, 22/10/11

a)O que se entende por consumo consciente? Como os princípios do Consumo Consciente estabelecemrelação com sua GRADUAÇÂO?

a) Ter a consciencia, na escolha dos produtos, de quem comprar-los, a forma de usa-los, como descartar esse lixo de forma que possa minimizar os efeitos negativos, e potencializar os efeitos positivos, sendo decisivo com seu poder de consumo.

Eles estabelecem relação de consumo, como consumir somente o necessario, reutilizar produtos e embalagens, não comprar produtospiratas, separar o lixo, cobrar dos governantes mais ações, além de disseminar e fazer nossa parte.

b)Faça uma análise crítica do Programa Interno de Consumo Consciente (PICC) da UNIFACS abordando os aspectos positivos e negativos.

b)Faça uma análise crítica do Programa Interno de Consumo Consciente (PICC) da UNIFACS abordando os aspectos positivos e negativos.

É um programa bastanteinteressante porque visa disseminar a cultura do desenvolvimento sustentavel dentro da istituição, abrangendo de alunos a colaboradores, com açoes que vão de preservar o meio ambiente ao combate do aquecimento global, e entre essas medidas para o consumo consiente estão: colocação de torneiras automaticas, redução do uso de papel toalha e papel A4, maior tempo de vida util do tonner da impresora.Para que esse e outros projetos exemplares possam ter seu reconhecimento e sua disseminação maior na universidade, deveria haver uma exposição e publicidade maior, para gerar uma maximização dos resultados.



Questão 03(valor 3,0)

Rio+20: expectativas dissonantes [pic]

Publicado em 14 de abril de 2012 por Mariana Brunelli

No próximo mês de junho, o Rio deJaneiro sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), também chamada de Rio+20, em alusão aos 20 anos da realização da ECO-92, também sediada nessa cidade. Os objetivos buscados pelos organizadores do evento são “assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consumo consciente
  • Consumo consciente
  • Consumo consciente
  • Consumo Consciente
  • Consumo Consciente
  • O Consumo Consciente
  • Consumo Consciente
  • consumo consciente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!