CONSTR VP2

296 palavras 2 páginas
IUPERJ
Teoria das Relações Internacionais II
Nomes: Iasmin Vieira
Camila de Brito
Mariana Santiago

Fichamento – Vp2 – Construtivismo

A Abordagem Construtivista surgiu na década de 80, no final da Guerra Fria, e com a mudança da bipolaridade, para a multipolaridade. Essa abordagem foi inicialmente considerada adequada a partir da mudança de posicionamento do Reino Unido em relação a integração com a União Européia sobre segurança e defesa.
A partir da abordagem realista, partia-se do pressuposto de que os Estados já nasciam para que em um determinado momento, devido a busca da sobrevivencia, houvesse um conflito. Entao, quando o Estado tiver seu interesse confrontado com utro Estado, haveria uma guerra.
Na abordagem construtivista, há uma descontrução desse pensamento, pois os teóricos afirmam que dois estados que nem se conhecem já seriam considerados inimigos iminentes. Voce só consegue perceber o outro como inimigo a partir do momento que há uma interação. Da mesma forma que as pessoas ou Estados só poderão se declarar inimigos contrários aos interesses dos outros, a partir do momento que interagem.
Ele fala que existe um aspecto importante relacionado a identidade, palavra-chave dessa abordagem. A identidade só ocorre no momento que há interação, o auto-conhecimento só é alcançado no momento que se analisam os outros, ou seja, o outro define o que/quem voce é.
Então, quando se fala na abordagem Construtivista, se fala em uma análise mais coletivista, aonde o outro é o espelho a partir do qual voce se reconhece, não acontecendo de forma isolada. Existe uma identificação positiva ou negativa, no momento que os Estados interagem, que tendem a cooperar ou gerar conflito.
Os Estados são produto dessa construção social, ele só é como é a partir do momento que está em um patamar de interação com os demais.

Relacionados

  • Quest Es De Osciladores E Distor O
    10833 palavras | 44 páginas