Consolidação do metdo agrarios

1237 palavras 5 páginas
Consolidação do modelo agrário-comercial exportador dependente

A decadência da mineração e certo desenvolvimento da agricultura tradicional, por volta do século XVIII, fazem com que a aproximidade entre centro econômico e centro político, deixe de existir, seguido da transferência da capital para o rio de janeiro
As rebeliões regionais sucedem após a autonomia política até metade do século XIX, essas rebeliões não chegam a provocar o rompimento ou o enfraquecimento territorial, pois os poderes provinciais eram fracos, e podemos ressalta que estas rebeliões representavam um choque em grupo, com fundamentos mais econômicos do que políticos.
As províncias apresentavam desavenças entre os que dominavam e os que eram dominados em cada região, e essa crise só foi ter uma solução temporária com o sucesso da lavoura de café a partir de 1840, pois apesar de ser um produto agrícola como a cana de açúcar o café apresentou uma situação diferente por apresentar diferentes relações estabelecidas na sociedade brasileira.
Desta forma a sociedade passava de uma sociedade exportadora com base rural agrícola para urbano agrícola comercial . Evolução esta exigida não só pelas necessidades internas, mais também pelo capitalismo internacional.
As circunstancias internas e externas. Acabaram por impor limites a tal evolução por parte do capitalismo internacional, pelo medo de aparecer um concorrente interno que possa concorrer diretamente com ele.
As cidades passam a ser os pólos dinâmicos do crescimento capitalista interno. Elas promovem: * Uma reorganização do sistema de trabalho urbano, fazendo surgir novas categorias econômicas de relativa importância; * Uma atração sobre significativo contingente populacional de rendas altas e media. De origem nativa ou estrangeira.
Nesse processo, por volta de 1850, o império tem condições de se consolidar-se.
A camada meia em crescimento e a trabalhadora compõe a maioria dominada na sociedade brasileira.
Com relação à educação,

Relacionados