Conservação de massa e energia

Páginas: 8 (1834 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO

A Matéria pode ser definida como algo que apresenta massa e ocupa um lugar no espaço e, apresenta três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. A Lei da Conservação de Massa diz que, em qualquer sistema, a matéria não pode ser criada nem destruída, podendo ser, apenas, transformada de uma forma para outra.
A Energia, na Física, está associada à capacidade de qualquer corpoproduzir trabalho, ação ou movimento; e obedece as Leis da Termodinâmica:
·         1ª LEI DA TERMODINÂMICA - A energia não pode ser criada tão pouco destruída, entretanto pode passar por transformações diversas.
·         2ª LEI DA TERMODINÂMICA - A quantidade de energia é sempre degradada em sua qualidade (nobreza), apesar de que é sempre preservada, como supracitado na primeira lei. Em todatransformação de energia há perdas, isto é, seus rendimentos são inferiores ao total inicial. Parte dessa energia dissipada se transforma em uma forma menos útil e geralmente inutilizável de energia. Esta, em sua maioria, se dá na forma de liberação de calor ao ambiente. Para manter os níveis de desordem (entropia) baixos, os corpos que possuem formas ordenadas precisam de um fornecimento contínuo deenergia de alta qualidade.
Com base no exposto acima, pode-se exemplificar a aplicação dos conceitos de conservação de massa e energia a partir de estudos da transformação de energia produzida pela movimentação das ondas  em energia elétrica. Os oceanos representam um dos maiores recursos naturais, pois apresentam expressivo potencial energético, podendo suprir parte da demanda energética mundial.CONSERVAÇÃO DE ENERGIA E MASSA

Durante toda a evolução da ciência tem sido patente o interesse pelas grandezas físicas que, em determinadas condições, se conservem. Julius Robert Mayer (1814-1878) apresentou em 1842 um ensaio em que defendia que "Quando uma quantidade de energia de qualquer natureza desaparece numa transformação, então produz-se uma quantidade igual em grandeza de umaenergia de outra natureza". Estava lançada a semente da Lei da Conservação da Energia.
James Prescott Joule (1818-1889) estabeleceu em 1843 a relação quantitativa entre as unidades de calor e de trabalho, tal que 1 caloria = 4,1855 joule, contribuindo assim de uma forma decisiva para a aceitação desta lei.
Já,  Antoine Lavoisier (1743-1794), descobriu que a massa dos reagentes era igual à massados produtos de reação, em reações químicas, que se dão em sistema fechado. Lavoisier divulgou seus resultados e criou a Lei da Conservação de Massas que diz que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” A Lei de Lavoisier rege a ciência e a engenharia
Max Planck (1858-1947), em 1887, foi o primeiro físico que a exprimiu matematicamente, em termos rigorosos e mais gerais.Assim:
"A energia total (mecânica e não mecânica) de um sistema isolado, um sistema que não troca matéria e/ou energia com o exterior, mantém-se constante."


Em linguagem matemática, o que foi dito acima pode ser traduzido numa equação que representa a igualdade entre a soma das energias iniciais com a soma das energias finais. As trocas de energia com o exterior podem ser representadas pelaadição ou subtração do valor correspondente ao ganho ou perda de energia, respectivamente. O calor entre dois corpos é um exemplo de um valor que representa uma troca de energia (neste caso de energia térmica).


APLICAÇÕES

1. Protótipo de um Gerador Linear para Aproveitamento de Energia das Ondas num Sistema AWS

A conversão de energia das ondas em energia elétrica tem sido alvo de estudo edesenvolvimento por engenheiros e cientistas, ao longo das últimas décadas. Entre os vários tipos de conversores estudados, existem os sistemas de conversão por gerador linear, que convertem o movimento oscilatório de baixa frequência da onda em energia elétrica.
As ondas são um recurso energético muito vasto. Para o aproveitamento da energia das ondas estão patenteados sistemas desde o final do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conservação das massas
  • Conservação de Massas
  • Conservação de energia
  • Conservação da energia
  • Conservação de Energia
  • lista de exercicio- conservação da energia-momento linear- colisões e centro de massa.
  • conservação de energia
  • Conservação de energia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!