fisica tranalho e energia cinetica

3653 palavras 15 páginas
Instituto Superior de Línguas e Administração
Licenciatura em Engenharia da Segurança do Trabalho

Tema 2 - Mecânica
Trabalho e Energia Cinética
Energia Potencial e Conservação da Energia

N.º 21204604 – Filipe Pereira

Vila Nova de Gaia
Janeiro de 2013

I – Introdução

O presente trabalho pretende sintetizar, de um modo geral, o que é a energia cinética, como se manifesta e como é classificada segundo diversos autores.
Igualmente, podemos encontrar uma perspectiva do que é a energia potencial, de onde deriva esta energia e conhecer alguns tipos dessa mesma energia potencial. Existem diferentes tipos de energia potencial, relacionados às diferentes formas de energia dos quais se destacam: a elástica, a gravitacional e a elétrica.
A energia existe sob várias formas – mecânica, elétrica, térmica, química e luminosa – podendo ser convertida de uma delas à outra. Entretanto, sempre que ocorre uma diminuição de energia sob dada forma, haverá o aparecimento dessa mesma quantidade de energia em outras formas, de modo que a energia total do universo, ou de qualquer sistema isolado seja conservada. Esse é o principio de conservação de energia.
Por outro lado, podemos aqui encontrar analisado de forma sucinta o que é a lei da conservação de energia, qual o princípio de conservação da energia no que se refere ao escopo de sua aplicação. Em seu sentido mais abrangente a conservação da energia implica que se entenda a energia a ser conservada como a energia total do sistema, em acordo com o princípio da equivalência entre massa e energia. Assim, a massa é tratada como se energia fosse e não há lei de conservação de massa para o sistema, apenas a lei da conservação da energia em seu sentido mais abrangente.

II – Desenvolvimento

Energia Cinética

Segundo a Infopédia, a energia cinética, cuja a abreviatura é Ec, define-se como a energia associada ao movimento dos

Relacionados