Consciência negra

Páginas: 5 (1239 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
MAUS TRATOS AOS IDOSOS

Julieta Torregrossa1; Sheila Sampaio1; Maria Graziélle B. da Silva2
1Acadêmicos do Curso de Biomedicina, FAPEC/Jequié; 2Docente do Curso de Biomedicina, FAPEC/Jequié. Endereço: Rua Deputado Manoel Novaes, n° 55, Bairro São Luís. CEP 45.203-370. Jequié - Bahia. E-mail: Sheila.aalmeida@hotmail.com

RESUMO
Violência é um tema relevante naatualidade, dado o elevado número de ocorrências que atingem especialmente populações mais frágeis, como os idosos. Idosos de diversas classes sociais, etnias e religiões são vítimas de maus-tratos que acontecem de várias maneiras e se manifestam nas formas de violência física, emocional, sexual e financeira. O objetivo deste é abordar os maus tratos aos idosos tendo como metodologia uma revisão deliteratura com analise de periódicos do banco de dados do SciELO, BIREME, LILACs e BVS. O resultado do estudo revelou que a violência contra o idoso é alarmante e ocorre na grande maioria das vezes no âmbito família. Constata-se que familiares são os que mais comentem maus-tratos aos idosos. Portanto, concluiu-se que existe ainda um grande atraso na sociedade em relação à garantia de segurança paraos idosos.
Palavras-chaves: Idosos; medidas de segurança; maus tratos.
ABSTRACT- Violence is an important issue today, given the high number of occurrences affecting especially vulnerable populations such as the elderly. Seniors from different social classes, ethnicities and religions are victims of abuse that happen in many ways and are manifested in the forms of physical, emotional, sexual andfinancial. The purpose of this is to address elder abuse and how to approach a literature review with analysis of periodic database SciELO, BIREME, lilacs and VHL. The result of the study revealed that violence against the elderly is alarming and occurs in the majority of cases within families. It appears that families are the most comment mistreatment of the elderly. Therefore, it was concludedthat there is a long delay in society in relation to the guarantee of security for seniors.
Keywords: Elderly; safety measures; mistreatment.
INTRODUÇÃO
Os idosos são uma parcela da população que apresenta riscos em função de sua maior fragilidade e dependência, imposta pelas limitações física, cognitiva e social. As questões culturais também podem contribuir para que haja violência, emespecial no ambiente doméstico, no qual o idoso não raro é desvalorizado, considerado um peso, visto como uma pessoa inútil e relegado à marginalização.
Atualmente, identifica-se que a violência contra a pessoa idosa ocorre de vários modos e em diferentes espaços, entre eles o ambiente doméstico. Estudos de Minayo1,2 e Machado et al.3 explicitam que os abusos e negligência no interior doespaço domiciliar ocorrem em grande número. Tais conflitos parecem estar associados à presença de diversas gerações, problemas de espaço físico e dificuldades financeiras. Além disso, costumam se somar a um imaginário social que considera a velhice como decadência. A negligência pode ser entendida como a recusa, omissão ou fracasso, por parte do responsável pela pessoa idosa, em fornecer-lhe oscuidados necessários, sendo esta a forma de violência mais presente, tanto no espaço doméstico quanto em ambiente institucional.
Para a Organização Mundial da Saúde, maus-tratos são conceituados como uma ação única ou repetida que causa sofrimento e angústia e ocorre numa relação que há expectativa de confiança.
De acordo com Minayo, no Brasil as agressões a indivíduos com 60 anos ou maisde idade se manifestam e vão desde as tradicionais formas de discriminação, como o atributo que comumente lhe é impingido como descartáveis e peso social”, até as lesões físicas e psicológicas propriamente ditas. Nada se iguala à negligência e aos abusos dentro dos lares, uma vez que o choque de gerações, problemas financeiros, dentre outros, costumam intervir num imaginário social que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consciência negra
  • Consciência Negra
  • consciência negra
  • Consciência negra
  • Consciencia negra
  • Consciencia Negra
  • Consciencia negra
  • consciencia negra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!