conquista da vontade

Páginas: 6 (1386 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Tema:Conquista da Vontade
textos base:
Isaías 30.1 ``Ai da nação Obstinada’’.
Salmos 40.6 e 8 ``Orelhas Furadas e Deleitar-se em fazer a Vontade de Ó Deus meu :A tua lei está dentro do meu Coração.
Mateus 6:10 ``Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu...’’
1 João 2:17 ``Ora, o mundo passa e a concupiscência ,mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.’’

1.Considerações iniciais
Análise da alma

A Vontade: É o coração das decisões
Comunica o que queremos.
A salvação plena de Deus alcança a vontade do homem.
Ela deve estar unida com a Vontade de Deus.
Uma vontade livre.
Significa poder escolher o que quer –Não somos robôs.
Queda e Salvação.
A queda do homem aconteceu devido a rebelião da nossa vontade em relação a Deus.
Uma VontadeSubmissa.
Se não renunciamos a nossa Vontade (Ego),
A vida de Deus não poderá se expressar em nós.
Se a nossa vontade estiver unida a de Deus então, nos submeteremos a Ele de uma maneira completa e absoluta.
2. Os perigos

Isaías 30.1
O profeta Isaías pronuncia um ai sobre Israel: "Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor" (Isaías 30:1). A palavra hebraica para "ai" aqui significa sofrimento profundoe dor. O que tinha feito o povo de Deus para magoá-Lo tão profundamente? E por que Ele o chamou rebelde? Afinal de contas, eles não eram pagãos - eram Seu próprio povo. Que pecado tão terrível cometeram para que os chamasse de rebeldes?
A palavra que Isaías utiliza neste verso para referir-se à rebelião significa retrocesso, teimosia, desvio. Do que exatamente se desviou o povo de Deus? E o queaconteceu para que se desviassem?
Encontramos a resposta na próxima frase: "Para tomar conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito" (30:1). A frase "se cobrem, com uma cobertura" aqui significa que fazem seus próprios planos (próprios desejos, vontades). Posto de maneira simples, Deus
diz: "Meu povo já não Me consulta. Não Me buscam para receber direçãoe aconselhamento. Em vez disto, dependem do braço da carne. E cada vez que agem sem Me buscar, e vão ao mundo procurar ajuda, amontoam pecado sobre pecado. Deixaram de confiar no braço forte de Deus".
Hoje em dia, pensamos que rebeldia é se recusar a obedecer a palavra de Deus, e se voltar para as drogas, o álcool, a fornicação e outros pecados grosseiros. Mas a rebeldia a que Deus se refere aquié muito mais dolorosa que estas coisas. O próprio povo do Senhor estava dizendo: "Não incomodemos Deus com isto; temos a sabedoria e a vontade para fazer por nós mesmos".
Entretanto, o povo de Deus sabia muito bem que devia confiar em Deus em qualquer situação, por mais insignificante que esta fosse. Os Salmos constantemente lhes recordavam isto: "Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, peloque os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas" (Salmo 36:7). "...porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo..." (57:1). "Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei" (63:7).
Isaías Diz:
"Vai, pois, agora, escreve isto numa tábua perante eles e registra-o num livro; para que fique até aoúltimo dia, para sempre e perpetuamente" (Isaías 30:8). Basicamente, Deus estava dizendo: "Quero que todas as gerações, a partir de agora até o fim dos tempos, saibam de Minha profunda tristeza por este tipo de rebeldia. Escreva isto, Isaías, para que toda a gente, de todos os tempos, veja Minha tristeza por confiarem na provisão do mundo e não em mim"
A rebeldia que Deus descreve aqui é um ato dedesacato; resistência a Seu domínio e autoridade totais em nossas vidas. É recusar buscar Sua mente em todas as coisas. Isto não inclui somente as grandes coisas da vida, mas também as pequenas: assuntos familiares, mágoas, preocupações pessoais. E diz respeito a cada aspecto de nosso ser: espiritual, físico, mental, tudo. Rebeldia contra o domínio de Deus quer dizer: "Posso fazer por mim mesmo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conquista
  • Conquistas
  • Conquista
  • A conquista
  • conquista
  • Conquista
  • Vontade e Desejo
  • Verdade e vontade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!