Conjuração Baina

Páginas: 4 (982 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014




1. Introdução


Vistas como as duas mais expressivas revoltas do tempo colonial, a Inconfidência Mineira de 1789 e a Conjuração Baiana de 1798 ficaram conhecidas como as duas revoltasque defendiam a extinção do pacto colonial. De fato, as imposições lusitanas e a falta de interesse pelo desenvolvimento da economia interna motivaram mineiros e baianos a conspirar contra o domíniode Portugal.
Apesar de terem sido frustradas pelas autoridades, a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana foram marcadas por profundas diferenças. Os participantes da revolta em Minas Geraiseram todos ligados às elites locais e pretendiam melhorar sua situação com a formação de um governo livre dos impostos e representantes do poderio metropolitano. Até mesmo o alferes Tiradentes, segundoalguns pesquisadores, tinha uma condição financeira relativamente confortável.
Ambos os movimentos buscavam autonomia para que os habitantes locais pudessem estabelecer as regras e usufruir dosbenefícios das sociedades em que viviam. Entre os mineiros a motivação para a luta era por soberania, não liberdade, o que explica o fim da escravidão não ser uma das prioridades. Entre os baianos, aigualdade estava entre os princípios fundamentais de sua luta, portanto a liberdade do fim da escravidão era meta essencial. Para os setores ricos da sociedade colonial, a liberdade causada pelaindependência tinha significado político e econômico, como mostram seus objetivos: supressão dos monopólios, liberdade de comércio e controle direto da máquina do Estado. Para a maioria da população,liberdade tinha conotação social, implicando o término das relações com Portugal.










3




2. Conjuração Mineira e Baiana

A Conjuração Mineira, também conhecida comoInconfidência Mineira, foi um movimento de caráter separatista, ocorrido em Minas Gerais no ano de 1789, cujo principal objetivo era libertar o Brasil do domínio português. O lema da Conjuração Mineira era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Conjuraçao Mineira e a A Conjuração Baiana
  • conjuraçao baiana
  • A conjuração baiana
  • Conjuração Mineira
  • conjuração mineira
  • Conjuração baiana
  • A conjuração mineir
  • Conjuração Mineira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!