conhecimento científico

Páginas: 13 (3127 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Conhecimento científico

Conhecimento científico e senso comum
Mesmo sem ter estudado ciência as pessoas conhecem alguns fatos relacionados ao senso comum. Muitos já ouviram falar e a grande maioria sabe explicar o porquê eles acontecem. As explicações de senso comum são de caráter simples, se a mesma pergunta fosse feita a um cientista haveria uma resposta mais detalhada.
Exemplo (sensocomum): O cristal quebra porque é frágil. Os líquidos submetidos a uma fonte de calor começam a ferver a determinadas temperaturas e passam a estado gasoso. Os metais conduzem eletricidade. Os organismos animais e humanos são sensíveis a eletricidade. Então, uma pessoa que recebe grande carga elétrica morre.
Exemplo (científico): O cristal do copo é constituído por pequenas partículas, ligadas porforças muito fracas. É suficiente um forte golpe para decompor o copo em pedaços. Toda fonte de calor transmite ao corpo aquecido uma dose de energia. A energia contida no calor é transformada em energia mecânica. Essa energia é absorvida pelas partículas que faze parte da substância. São as chamadas moléculas. As moléculas, tendo maior energia, tendem a se deslocar com maior velocidade e a seafastar umas das outras. Todos os líquidos podem ferver a determinadas temperaturas. A eletricidade é produzida pela relação entre partículas simples dentro dos átomos de um corpo. A corrente elétrica é transmitida por certos corpos porque eles permitem a passagem de elétrons. Os metais são bons condutores. Uma tensão alta produz perturbações graves nas células e a pessoa que recebe essa tensão morre.Com base nesses exemplos observamos que há muitas diferenças entre as duas explicações. Porém nem sempre essa diferença é tão drástica. Mas, essa diferença ainda é significativa.
O que caracteriza o a limite entre o conhecimento científico e o senso comum está relacionada a forma de justificar ou conhecer o fato, embora não seja claro e exista vários pontos de vistas, há um consenso, pois oconhecimento científico é muito crítico, tem origem na experiência , tem bases sólidas, explicações claras e exatas e fortemente fundamentada, portanto é submetido a testes, análises para garantir alta veracidade nas justificativas.
O conhecimento científico é organizado, o cientista constrói uma sistemática de conhecimento, enquanto o senso comum é composto por um amontanhado de conhecimentostradicionais esparsos, o cientista organiza para que haja entre os elementos uma relação de maneira ordenada.
Baseado em leis e princípios os cientistas podem até prever certos acontecimentos. O seno comum também pode fazer certas previsões, porém são justificadas por analogias, já o cientista tem razões para afirmar o que ocorrerá.
Segundo os filósofos mais tradicionais a principal característicada ciência é o método. Para eles, devemos orientar as atividades junto com padrões de pesquisa, de ordem, etc. Esse método nem sempre é único, ele depende de muitas condições, incluindo psicológicas, sociais e históricas, dentre outras.
Ciência
É uma parte da cultura moderna, mas nem sempre é usada com um único significado. Atualmente, entende-se por ciência qualquer atividade científica emgeral; outras vezes tem o significado mais específico de conhecimento; ainda é usualmente identificada com o conjunto organizado de conhecimento.
A ciência (conhecimento) relaciona-se fortemente com métodos e técnicas e com fatores sociais e psicológicos, ou seja, com fatores externos. Sua relação mais importante é com a estrutura logica e linguística.
Os dois aspectos tem uma relação muito íntima.O cientista busca fatos reais para aumentar seu conhecimento, sua elaboração produz teorias, que são avaliadas através da realidade.
A ciência (teoria e processo de conhecimento) tem uma estreita relação o que exige do cientista uma interação entre ambas.
As ciências
Nem todos os fatos pertencem ao mundo físico, químico, ou biológico. Essas são ciências humanas, pois tem como objeto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conhecimento cientifico e metodo cientifico
  • O Conhecimento Científico
  • Conhecimento científico
  • Conhecimento cientifico
  • Conhecimento cientifico
  • Conhecimento cientifico
  • Conhecimento cientifico
  • Conhecimento Cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!