Conhcer a dimensao social do homem ( homo socialis )

2128 palavras 9 páginas
Introdução
O homem é propenso a viver com os outros para constituir uma familia, uma associação, uma comunidade, uma nação. É um ser sempre em relação: ele « sente uma exigência imprescindível de encontrar-se em relação com os outros ser da sua própria espécie », para comunicar-se com eles, partilhar com eles as mesmas emoções e os mesmos bens, tornando-os participes das proprias experiências e anseios.
Verdadeiramente, como ja frisamos em desenvolvimentos precedentes, o homem necessita dos outros para poder realizar-se como tal. Como bem dizia Aristóteles, ele « é por natureza um animal politico [ social ]. Aquele que, por natureza, não tem estado, é superior ou inferior ao homem, quer dizer ou e Deus ou nao e homem».Assim, o homem nao pode nascer, crescer, educar-se e realizar as suas aspiraçoes mais nobres sem o concurso dos outros. O fenómeno da socialização, globalização que hoje em dia nos envolve, é uma prova irrefutável desta interdependência que, começando com dimensões elementares, nacionais e internacionais, começa a assumir dimensões planetarias.

O homem: um ser individual e social
A sociabilidade nao e uma manifestação ocasional, casual ou fugaz; pelo contrario é um facto conatural ao homem: este e essencialmente um ser social. Por conseguinte, « a estrutura social longe de ser um estado provisório ou resultado de um contrato (como afirmaram hobbes e Rousseau), é um dado originario da natureza humana, uma extrutura a priori que funda e constitui cada sociedade concrera ». O homem fora da sociedade não se distinguiria dos outros animais que povoam a terra. Por isso, com Mondin consideramos que se trata de um facto originario.
De modo que, entre individuo e sociedade não deve existir oposição, rejeição ou paralelismo. Por conseguinte, as duas posições antitentica atras apresentadas devem ser condenadas e superada. O homem, de facto, tem necessidade de outros para poder realizar-se como tal; e da sociedade recebe a

Relacionados