conforto

Páginas: 6 (1351 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
PUC-Goiás - Escola “Edgar A. Graeff” - Curso Arquitetura e Urbanismo

Conforto Térmico na Arquitetura e no Urbanismo
prof. António Manuel C P Fernandes
BLOCO 1
EXERCÍCIO 1: Conforto térmico, formulando um conceito...

Como se poderia dar idéia do significado de conforto? Que tal este texto:

“uma tempestade em aproximação rápida, chuva forte e nenhum lugar para se abrigar. Após dezminutos a roupa está encharcada, os sapatos cantam ao andar. Um vento fresco se soma e aumenta a sensação de frio. Então é confortável chegar a um quarto quente. Colocar roupas secas, aquecer-se junto a uma lareira e beber chá quente. Não estar mais exposto, agora sentir-se bem. O desagradável pôde ser substituído pelo agradável. É isto, para a maioria das pessoas, o significado de conforto.”

E deconforto térmico? Arrisco uma ‘veia poética’, quem sabe você se emociona e entra no assunto, no ‘espírito da coisa’:

Ando apressado pela calçada.
Está quente, o sol alto e escaldante, nenhuma sombra, nenhum vento. A testa úmida, um fio de suor escorre pelo peito...
Uma praça, desapresso o passo. Uma árvore, frondosa sombra, um banco... Sento-me. Confortável, muito, muito agradável!...que tal este croqui, feito com o ponteiro do ‘power point’, para ilustrar o texto?

Partindo destas idéias você poderia escrever algo análogo? Não é preciso se arriscar na poesia... Vamos ao desafio? Antes desta tarefa apresentamos os quatro fenômenos ambientais: temperatura, umidade relativa, velocidade do ar e radiação) que interferem na sensação térmica. Qual desses fenômenos você escolheriapara escrever sua versão?

Escreva seu texto... não precisa ser grande... três ou quatro linhas...

Esta pequena tarefa bastante simples talvez seja uma maneira oportuna de iniciar a formulação do conceito de conforto térmico...

Use o verso desta folha... mãos à obra... vamos lá!

PUC-Goiás - Escola “Edgar A. Graeff” - Curso Arquitetura e Urbanismo

Conforto Térmico na Arquitetura eno Urbanismo
prof. António Manuel C P Fernandes
BLOCO 1
EXERCÍCIO 2: termologia, questões para estudo

Observação Importante: se você ficar com dúvidas sobre as questões levantadas aqui, mesmo depois do final da aula, releia e estude melhor o texto: Física na escola secundária; se vc se interessar, procure em outros livros ou pela internet: conhecimento a mais é sempre bem vindo! Arquitetosnão precisam ser físicos, mas é importante que tenham certos conceitos físicos bem claros para poder desenvolver projetos com consciência e qualidade!

Questões e perguntas a serem respondidas individualmente ou em grupo e discutidas:

1) Explique a diferença entre as trocas de calor por convecção e por condução.

2) Por que as colheres que se usa para fazer doce (que levam muito tempo aofogo) são de madeira ou têm o cabo de madeira?

3) Imagine um inverno rigoroso. Se você encostar sua língua num pedaço de metal ela vai “congelar e pregar” mas isso não aconteceria se fosse um pedaço de madeira, porquê? Essa não é fácil mas dá pra você tentar, vamos lá!

4) Nesse inverno que você imaginou você estará usando roupas adequadas capazes de não deixar o frio entrar e você ficarconfortável. Pensando bem, não seria mais correto dizer: capazes de manter o calor de seu corpo? Você consegue explicar a diferença?

5) Por que o radiador dos automóveis tem um nome impróprio tendo em vista seu funcionamento térmico? Esta não é difícil, e está bem explicitada no texto em estudo. Porque, então, alguém teria lhe dado esse nome? Um colega de vocês, tempos atrás, deu uma explicação criativae convincente. Qual seria?

6) Por que o alumínio é pode ser um bom isolante apesar de ser um bom condutor de calor? Cuidado, parece um “pega” mas não é. Pense direito sobre radiação e sobre condução. E aí? Sacou?

7) Uma lareira (que tem uma chaminé por onde sobe o ar quente e a fuligem) aquece as pessoas, especialmente, por condução, convecção ou radiação? Pense bem como cada fenômeno...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conforto
  • conforto
  • conforto
  • conforto
  • conforto
  • conforto
  • conforto
  • CONFORTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!