Condutas típicas

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
CONDUTAS TÍPICAS

O termo CONDUTAS TÍPICAS foi proposto na tentativa de se evitar outros rótulos, anteriormente utilizados: transtornos de conduta, distúrbios de comportamento, comportamentos destrutivos, desajuste social, distúrbios emocionais. Os comportamentos podem se voltar para:
O próprio sujeito: fobias, auto mutilação, alheamento do contexto externo, timidez, recusa em verbalizar,recusa em manter contato visual, etc.
O ambiente externo: agredir, faltar com a verdade, roubar, gritar, falar ininterruptamente, locomover-se o tempo todo, etc.

VARIEDADE DE COMPORTAMENTOS

DISTÚRBIOS DA ATENÇÃO
Geralmente respondem a qualquer dos estímulos presentes que estejam concorrendo com o estímulo relevante.Outros, embora atendam a estímulos relevantes, não conseguem manter aatenção a eles pelo tempo requerido pela atividade. São alunos que apresentam dificuldade em concentrar-se na execução de qualquer atividade. Outros, ainda, selecionam e respondem somente a aspectos limitados da realidade, como por exemplo, crianças que não respondem a mais nada, mas informam ao professor cada vez que um determinado colega se levanta...

HIPERATIVIDADE
A criança hiperativaapresenta fundamentalmente uma inabilidade para controlar seu comportamento motor de acordo com as exigências nas diversas situações. Assim, apresenta uma constante mobilidade e agitação motora, o que também se torna um grande empecilho para ação, ou para realizar uma tarefa.

IMPULSIVIDADE
A criança impulsiva apresenta respostas praticamente instantâneas perante uma situação estímulo, não parandopara pensar, refletir, analisar a situação, para tomar uma decisão e então se manifestar, por meio de uma ação motora ou verbal. Geralmente, a hiperatividade e a impulsividade encontram-se juntas, num mesmo padrão comportamental

ALHEAMENTO
Há crianças que se esquivam, ou mesmo se recusam terminantemente a manter contato com outras pessoas, ou com qualquer outro aspecto do ambientesócio-cultural no qual se encontram inseridas.
Em sua manifestação mais leve, encontram-se crianças que não iniciam contato verbal, não respondem quando solicitadas, não brincam com outras crianças, ou mostram falta de interesse pelos estímulos ou acontecimentos do ambiente.
Por outro lado, em sua manifestação mais severa, encontram-se crianças que não fazem contato com a realidade, parecendo desenvolver eviver em um mundo só seu, à parte da realidade.


AGRESSIVIDADE FÍSICA E/OU VERBAL
A agressividade física e/ou verbal se constitui de ações destrutivas dirigidas a si próprias, a outras pessoas ou a objetos do ambiente. Ela inclui gritar, xingar, usar linguagem abusiva, ameaçar, fazer declarações autodestrutivas, bem como bater, beliscar, puxar os cabelos, restringir fisicamente, esmurrar,dentre outros comportamentos. A agressividade passa a ser considerada conduta típica quando sua intensidade, freqüência e duração ultrapassam o esporádico, focal e passageiro. Ela pode variar desde manifestações negativistas, mal humoradas, até atos de violência, brutalidade, destruição, causando danos físicos a si próprio e/ou a outras pessoas.

Determinantes: CONDUTAS TÍPICAS...
1- Nãoexiste um padrão único de comportamento denominado conduta típica. É grande a variedade de comportamentos englobados sob esse rótulo.

2- Seus determinantes são variados, podendo ser de natureza biológica, psicológica, comportamental e/ou social.
3. Os indicadores que facilitam sua identificação e a avaliação do grau de severidade são:
a. Distanciamento dos padrões de comportamento esperados deuma pessoa daquele sexo, faixa etária, naquele contexto,
b. Freqüência muito menor ou maior do que o esperado,
c. Intensidade muito menor ou maior do que o esperado,
d. Duração prolongada no tempo
4. Seus efeitos, caso o problema não seja abordado, geralmente são destrutivos para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno, bem como para seu desenvolvimento e integração social.


O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Condutas tipicas
  • condutas tipicas
  • Condutas Típicas
  • Condutas típicas
  • Análise das condutas típicas ocorridas no filme "Anjos do Sol"
  • Atividade Avaliativa de Área Intelectual e Condutas Típicas
  • Análise das condutas típicas ocorridas no filme "Anjos do Sol"
  • ESTUDO SOCIOLÓGICO SOBRE CONDUTA TÍPICA ART. 302 DA LEI 9.503

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!