Condição social dos idosso na região sul do brasil

1551 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

NO Brasil a região sul possui atualmente cerca de 13 milhões de idosos, que correspondem a 8,3% do total da população. Apesar disso, ainda é escasso o conhecimento sobre suas características e das demandas de saúde decorrentes do seu perfil epidemiológico. Este artigo apresenta um perfil do idoso brasileiro, com enfoque nas suas condições de vida e de saúde, destacando sua condição de moradia, nível de renda, trabalho e escolaridade, dados relativos ao índice de massa corporal, à morbidade referida e ao padrão de utilização dos serviços de saúde.
É fato já conhecido e reconhecido que o envelhecimento da população brasileira tem sido acompanhado pelo envelhecimento da própria população idosa e por transformações acentuadas nos arranjos familiares. As perspectivas para o futuro próximo são de crescimento a taxas elevadas da população idosa e “muito idosa”, provocado pela entrada da coorte dos baby boomers na última fase de vida (elderly boomers) e pela redução da mortalidade nas idades avançadas. Apesar de esse crescimento estar sendo acompanhado por uma melhora nas condições de saúde desse grupo etário, o número de idosos com fragilidades físicas e/ou mentais tende a crescer, aumentando a demanda por cuidados.
Desde os anos 1970, a sociedade brasileira experimenta uma queda acelerada nos níveis de fecundidade e de mortalidade, mudanças no padrão de nupcialidade e nos arranjos familiares. Isto ocorre paralelamente ao aumento generalizado da escolaridade feminina, à inserção maciça das mulheres no mercado de trabalho e a mudanças, também, no papel social das mulheres e no sistema de valores. Essas modificações podem enfraquecer os laços de solidariedade intergeracionais e já estão resultando em transformações nas formas de cuidado à população idosa. Em síntese, espera-se que aumente o número de idosos demandantes de cuidados e a oferta de cuidadores familiares se reduza.

O IDOSO NO CENÁRIO NACIONAL

Segundo estimativas do IBGE (2005), o

Relacionados

  • Papéis ocupacionais e pessoas com deficiências físicas: independência, tecnologia assistiva e poder aquisitivo
    37822 palavras | 152 páginas