Condensadores

Páginas: 7 (1552 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
Introção
  O estudo dos condensadores começou, 1745 com a famosa experiência da garrafa de Leyden. Nessa época, os interessados pelos fenómenos electrostáticos faziam várias, experiências tentando desvendar os segredos duma ciência que não compreendiam.
A experiência que conduziu à garrafa de Leyden era realizada com uma máquina electrostática, um varão de ferro suspenso do tecto nahorizontal por fios de seda (isolante) e uma garrafa de vidro com água. A máquina era constituída por uma roda com manivela ligada por uma correia a um globo de vidro que podia rodar em torno de um eixo.Depois de ver os resultados, Petrus Van Musschenbroek(1692-1761), professor de Filosofia e de Matemática na Universidade de Leyden, na Holanda. Apanhou um choque tão forte que correu a escrever aonaturalista francês Reaumur (1683-1757), descrevendo a experiência e o seu resultado, sublinhando ter sido a comoção tão grande que julgava morrer. O mesmo, descreveram outros participantes e, apesar do desconforto e do perigo adivinhado, a experiência foi realizada por toda a Europa interessada nestes assuntos.
 
A experiência ficou conhecida mas não compreendida. Nomeadamente, não se sabia quais asfunções da água, do vidro e do participante que segurava na garrafa. Das experiências que se seguiram, concluiu-se que a água podia ser substituída por outra substância condutora. Parece que foi o americano Benjamim Franklin (1706-1790) o primeiro a substituir a água por um metal.
Ao realizar essa experiência temos como objectivo medir capacidades utilizando um multímetro, aplicara lei de Ohm e adefinição da capacidade no processo de carregamento e descarregamento dum condensador. Medir correntes e tensões transitória.

1-Teoria
Um condensador é basicamente um acumulador de energia eléctrica. É formado por placas condutoras, (ou pratos) separadas por um pequeno intervalo. Quando o condensador é submetido a uma diferença de potencial V, flui uma carga +Q para uma das placas e uma cargasimétrica -Q para a outra. Se o condensador for desligado da fonte que o carregou, a diferença de potencial entre as suas placas permanece. A energia retida pode então ser devolvida, ou fornecida, a qualquer circuito a que o condensador seja ligado.

Define-se capacidade eléctrica C, como a razão entre o módulo da carga Q em cada placa com a
diferença de potencial entre as placas Vc


Onde:𝜀o =8,85.10-12 F/m , d = distancia entre as placas e A= área das placas.

Ligação de condensadores :

- Em serie:
A corrente que flui através de condensadores em série é a mesma, porém cada condensador terá uma queda de tensão (diferença de potencial entre seus terminais) diferente. A soma das diferenças de potencial (tensão) é igual a diferença de potencial total.





Emparalelo:

Num circuito de condensadores montados em paralelo todos estão sujeitos à mesma diferença de potencial (tensão). Para calcular a sua capacidade equivalente(Ceq):






Carregamento e descarregamento de um condensador

Quando o Condensador está ligado a um circuito com Fonte de Alimentação em CC (DC), dois processos, designados por “carga” e “descarga” do Condensador, acontecem nascondições específicas.
Quando o Condensador está ligado a uma Fonte de Alimentação CC a Corrente flui através do circuito. Ambas as Placas acumulam a mesma quantidade de cargas, mas opostas, verificando-se entre elas um aumento da Diferença de Potencial, Uc, enquanto se processa a carga do Condensador. Assim que a Tensão aos terminais do Condensador, U0, é igual à Tensão da Fonte de Alimentação,U0 = U, o Condensador está completamente carregado e a Corrente deixa de fluir através do circuito, a Fase de Carga está terminada.

Um Condensador, relativamente à Corrente Contínua, é equivalente a um Circuito Aberto, R = ∞, porque assim que a Fase de Carga termina, a Corrente deixa de nele fluir. A Tensão U0 nos terminais de um Condensador não pode variar abruptamente.
Quando o Condensador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Condensadores
  • Condensador
  • Condensador
  • Condensadores
  • Condensador
  • Condensadores
  • Condensador
  • Condensador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!