Condensadores

Páginas: 7 (1730 palavras) Publicado: 18 de junho de 2014
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ
(UNOCHAPECÓ)











CONDENSADORES




Franklin Schappo
João Giacomini
Yuri Paulo Sponchiado
Engenharia Mecânica
Refrigeração e Condicionamento de Ar









Chapecó – SC, Jun. 2014
Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
Áreas das Ciências Exatas e AmbientaisCurso: Engenharia Mecânica - 6º Período 2014/1
Disciplina: Refrigeração e Condicionamento de Ar
Professor: Sidinei Wottrich








CONDENSADORES




Franklin Schappo
João Giacomini
Yuri Paulo Sponchiado












Chapecó – SC, Jun. 2014
Sumário



1. INTRODUÇÃO

O condensador é um trocador de calor, e como o nome diz, tem a função de dissipar para o ambienteexterno ao sistema de refrigeração o calor absorvido no evaporador e gerado pelo processo de compressão.
Os condensadores evaporativos são equipamentos destinados ao desaquecimento, condensação e sub-resfriamento de fases refrigerantes em sistemas de refrigeração. Para a escolha de condensadores resfriados a ar devem ser levados em consideração diversos fatores, tais como: consumo de energia,instalação, disponibilidade e nível de ruído.
Condensador são os elementos do sistema de refrigeração que têm a função de transformar o gás quente, que é descarregado do compressor a alta pressão, em líquido. Para isso, rejeita o calor contido no fluido refrigerante para alguma fonte de resfriamento.

2. PROCESSOS DE CONDENSAÇÃO

Ao ser admitido no condensador, o fluido refrigerante está no mesmoestado que na descarga do compressor, ou seja, gás quente a alta pressão. Como em um sistema de refrigeração o objetivo é evaporar o refrigerante (para resfriar retirar calor de um ambiente e/ou produto), o refrigerante no estado gasoso deve ser condensado antes de retornarão evaporador.
O processo de condensação do fluido refrigerante se dá ao longo de um trocador de calor, denominadocondensador, em três fases distintas que são:

a) Dessuperaquecimento;
b) Condensação
c) Sub-Resfriamento

2.1. Dessuperaquecimento

O gás quando é descarregado do compressor, está à alta temperatura. O processo inicial consiste em abaixar está temperatura, retirando calor sensível do refrigerante ainda no estado gasoso, até ele atingir a temperatura de condensação.



2.2. CondensaçãoQuando o gás atinge a temperatura de condensação, ele começa um processo de mudança de estado. Neste processo retira-se calor latente do refrigerante, a temperatura deste mantém-se constante durante todo o processo.



2.3. Sub-Resfriamento

Após a condensação o refrigerante, agora no estado líquido (líquido saturado), é resfriado de mais alguns graus, utilizando-se para isso um trocador de calorintermediário.


É no condensador que toda a energia absorvida pelo sistema de refrigeração, mais o equivalente em calor da energia mecânica necessária ao funcionamento do sistema devem ser eliminados. Para cada tonelada de refrigeração (200 BTU/min ou 50,4 kcal/min) de capacidade do sistema, é preciso remover no condensador até 300 TU/min. A quantidade depende das pressões de sucção edescarga e do tipo de refrigerante. Na média, os sistemas são projetados para eliminar 250 BTU/min para cada 200 BTU/min de capacidade de refrigeração.

3. TIPOS DE CONDENSADORES

Os tipos de condensadores comumente usados em sistemas de refrigeração são:

a) Condensadores de casco e tubos (shell and tube)
b) Condensadores de casco e serpentina (shell and coil)
c) Condensadores de tubos duplosd) Condensadores atmosféricos
e) Condensadores evaporativos
f) Condensadores resfriados a ar

A utilização de um ou outro tipo de condensador dependerá, dentre muitas variáveis, das condições de projeto, da localização do condensador, da reutilização ou não do calor rejeitado.
Para a escolha de um condensador deve-se ter em mente alguns parâmetros, a saber:
1 - O condensador deve possuir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Condensadores
  • Condensador
  • Condensador
  • Condensador
  • Condensadores
  • Condensadores
  • Condensador
  • Condensador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!