Condensador Evaporativo

Páginas: 21 (5126 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO______________________________________CAP. 1

1.1 – CONDENSADOR EVAPORATIVO
Condensador evaporativo é um trocador de calor indireto, ou seja, a troca térmica é feita inicialmente através de uma superfície metálica, cuja troca térmica inicial é feita através de contato direto entre o vapor a ser condensado e a água do sistema de resfriamento.
Nos condensadoresevaporativos, o vapor a ser condensado é enviado para dentro dos tubos de um feixe tubular de um trocador de calor. Por fora dos tubos é providenciada uma “chuva” de água de resfriamento na temperatura ambiente, água esta que fica em um circuito fechado, o qual deve receber água de reposição de forma constante (geralmente o próprio condensado proveniente do vapor que entra no equipamento ou líquido deselagem da bomba de vácuo). O calor de condensação transferido para esta “chuva” é removido através da evaporação de água correspondente para uma corrente de ar proporcionada por um ventilador.
Podemos imaginar assim, o condensador evaporativo como sendo uma torre de resfriamento do tipo compacta, dentro da qual fica montado o feixe tubular, cujos tubos condensam em seu interior o vapor do processo.Este feixe tubular normalmente deve ser construído com material resistente à corrosão, aço AISI 304 ou equivalente, pois o vapor do processo a ser condensado costuma ser corrosivo. Os tubos devem ser preferencialmente aletados, pois esta construção favorece a troca de calor no lado da corrente de ar, mas não obrigatoriamente. O feixe tubular é geralmente montado com uma ligeira inclinação, parafavorecer a remoção dos condensados de dentro dos tubos e a remoção dos gases incompensáveis pela parte superior.
Trocadores de calor, sobretudo condensadores, têm grande importância em processos térmicos utilizados industrialmente.
Dentre os tipos de condensadores mais freqüentemente usados se encontram o resfriamento a ar, o resfriamento a água associado a uma torre de refrigeração e oevaporativo. Este último possui diversas vantagens sobre os anteriores para aplicações de grandes capacidades térmicas que caracterizam os processos industriais. Eles são mais compactos, podem operar em temperaturas de condensação inferior e tem menor custo energético de operação.
Condensadores evaporativos são equipamentos largamente utilizados em instalações de refrigeração de grande porte, visto asua capacidade de rejeição de calor, baseada na transferência simultânea de calor e massa.
Os Condensadores Evaporativos foram projetados para operar sem problemas durante muitos anos, desde que adequadamente instalados, utilizados e conservados. Para obter a otimização de capacidade e vida útil é importante desenvolver e realizar um programa periódico de inspeção e manutenção preventiva.
Nafigura 1.1 abaixo temos uma imagem de um condensador evaporativo montado em uma indústria.

Figura 1.1 – Vista do condensador evaporativo montado na indústria.
Na figura 1.2 abaixo o detalhe dos componentes para construção de um condensador evaporativo.
Figura 1.2 – Vista geral do condensador
Na Tabela abaixo a legenda dos componentes para construção de um condensador evaporativo.
1.2 -PRINCÍPIOS DE OPERAÇÃO
O gás a ser condensado circula através da serpentina de condensação a qual é resfriada
Constantemente com água recirculada. O ar forçado para cima, pelo ventilador, sobre a
Serpentina causa a evaporação de uma pequena quantidade de água. Esta evaporação
Retira calor da serpentina resfriando-a com conseqüente condensação do gás.
Na figura 1.3 abaixo podemos visualizar oprincipio básico de operação de um condensador evaporativo.
Figura 1.3 – Princípio básico de operação de um condensador evaporativo.

1.3 - DETALHES CONSTRUTIVOS
1.3.1 - MÓDULO DE TROCA TÉRMICA

1 - A serpentina é constituída de uma tubulação de aço testada pneumaticamente sobágua a uma pressão de 28 kg/cm2. É projetada para uma baixa perda de carga, com tubos em espiral, a fim de possibilitar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • condensadores
  • Condensadores
  • Condensador
  • Condensador
  • Condensadores
  • Condensador
  • Condensadores
  • Condensadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!