CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO TRABALHO

314 palavras 2 páginas
1.5 CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO TRABALHO
O ponto de vista atual do trabalho é fazer com que sejam elaboradas novas propostas envolvendo: homem, natureza e sociedade. Isso nos dá uma idéia de que mente/corpo, cultura/vida social e pragmática/ vida instantânea pertençam a vários níveis de incorporações.

A grande bipolarização ainda hoje se manifesta no dia- a- dia através das seguintes formas,
ETICA DA CONVICÇÃO que mostra a cada indivíduo o que ele deve fazer para se realizar plenamente como indivíduo;

ÉTICA DA RESPONSABILIDADE que fundamenta o que cada um deve fazer para se integrar a vida social.

Há a necessidade de rever a concepção sobre o trabalho para que se possam delinear novas perspectivas. Acreditamos que o trabalho tem como fundamento buscar no homem a sua realização, mostrando o sentido verdadeiro que o trabalho exerce em si mesmo. Tais reflexões implicarão o reconhecimento da existência, levando com clareza que o homem e o universo estão sujeitos a mudanças constantes, onde críticas são essenciais para o desenvolvimento.

Verificar a necessidade de cada indivíduo é importante, pois possibilita que o mesmo se adéqüe melhor seja como pessoa ou como profissional. Isto é uma ferramenta necessária para que sejam quebrados os paradigmas hierárquicos, de chefe e funcionário. Tais mudanças têm sido aplicadas em diversas empresas, adequando o ambiente organizacional e conduta dos trabalhadores.

Melhorias favoráveis trazem consigo satisfação, esforços, alcance de metas pessoais ou organizacionais, produtividade, qualidade e competitividade em termos de mercado. E a busca de competitividade tem levado as organizações a programar processos de trabalho que convergem para o que se concebe como “administração participativa”, ou seja, participação nos lucros da empresa.

Algumas palavras de incentivo essenciais para melhoria pessoal e profissional.

Relacionados

  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas