CONCEITOS B SICOS DE PRESS O E TERMODIN MICA

756 palavras 4 páginas
CONCEITOS BÁSICOS DE PRESSÃO E TERMODINÂMICA
A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre o calor trocado, representado pela letra Q, e o trabalho realizado, representado pela letra τ, num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e/ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza.
Temperatura
A temperatura de um sistema é uma medida do movimento aleatório das moléculas do sistema. Este movimento aleatório, velocidade de translação de cada molécula, está associado à energia cinética molecular. Se existem diferentes temperaturas dentro de um corpo (ou dos corpos que formam um sistema), a questão consiste em medir a temperatura em um dado local e interpretar esta medida.
Ao nível microscópico, a temperatura de um sistema é diretamente proporcional à energia cinética média das partículas que o constituem. Macroscopicamente é possível medir a temperatura, usando um termómetro, possibilitando assim o conhecimento exato desta grandeza física.
Pressão
As unidades de medida de pressão são: bar, atmosfera técnica, atmosfera, torr e psi. Um fluido, como os gases ou líquidos, é uma substância em que as suas moléculas estão dispostas aleatoriamente e que se mantêm juntas devido a forças fracas de coesão, ou devido à substância estar contida dentro de um recipiente. A força exercida por um fluido (por exemplo, água), em qualquer ponto de um objeto nele submerso, é perpendicular à superfície do objeto e no sentido do interior do mesmo.
Se o fluido estiver contido num recipiente, ele também exerce força sobre as paredes. É o caso de um gás encerrado dentro de um recipiente fechado, que exerce pressão sobreas superfícies em contato com ele, ou seja, a pressão representa, à escala macroscópica, as colisões entre as moléculas do gás e as paredes do recipiente.
Volume
O volume de um objeto é a medida que

Relacionados

  • Metamorfimo e Rochas Metamorficas
    16119 palavras | 65 páginas
  • Apostila Química Geral 1
    66841 palavras | 268 páginas
  • NBR 05456 1987 Eletricidade geral
    39404 palavras | 158 páginas